Senai tem mais de 25 mil vagas profissionalizantes com cursos de ensino técnico à pós-graduação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) divulgou a abertura das inscrições para dezenas de cursos nos módulos semipresencial, presencial e a distância, com direito a certificado, a fim de aprimorar a formação dos brasileiros para o mercado de trabalho. 

São aproximadamente 25,6 mil vagas de capacitação em todos os graus de aprendizagem, ou seja, desde o ensino técnico de nível médio, à formação superior e até mesmo pós-graduação. 

Há cursos disponíveis nas cinco regiões do país. Confira: 

Amapá (AP) 

Disponibiliza cursos com formação para Técnico de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Eletromecânica. Todos são lecionados a distância. 

Goiás (GO) 

São ao todo 28 áreas de estudo oferecidas pelo Senai de Goiás e mais 4 mil vagas ofertadas, todas elas ministradas no formato EaD e com aproximadamente 160 horas de duração, ao todo. As especializações são referentes a áreas da indústria, veja algumas delas: 

  • Operador de processamento de frutas e hortaliças; 
  • Operador de processamento de bebidas; 
  • Operador de processamento de grãos e cereais; 
  • Operador de processamento de carnes e derivados; 
  • Operador de computador; 
  • Instalador e reparador de redes de computadores; 
  • Desenhista de produtos gráfico para internet. 

Rio de Janeiro (RJ) 

No estado do Rio, o Serviço de Aprendizagem dispõe de 21 cursos online que abrangem dezenas de áreas do conhecimento. Entre elas, estão: Mecatrônica; Redes De Computadores; Eficiência Energética – Gestão e Monitoramento Energético em Edificações; Produção de Cerveja Artesanal e Eletrotécnica. 

Paraná (PR) 

Aqui é possível encontrar cursos técnicos nos campos da Administração, Biotecnologia, Edificações, Mecânica, Química, Vestuário e Desenvolvimento de Sistemas. As aulas variam entre presencias ou semipresenciais, a depender da área escolhida. O número de vagas gira em torno de 7 mil. 

Pernambuco (PE) 

São em média 900 matrículas abertas, a partir de novembro, para quem quiser ingressar nos cursos de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional do Senac. 

Dentre outras áreas ministradas, os cursos propostos pela unidade Pernambucana incluem: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Eletricista Industrial. Quem preferir assistir aulas totalmente online pode optar pelo curso de Orçamento de Obras, por exemplo. 

Inscrições 

Para quem tiver interesse em algum desses cursos abertos, deve acessar o site do Senai da região responsável: 

Em cada portal é possível visualizar todas as opções de estudo disponibilizadas, se informar dos requisitos e realizar a inscrição.  

E quem desejar pode consultar mais cursos disponíveis nos demais estados brasileiros. Basta acessar a página inicial do Senai e navegar pelo mapa que aparece logo na primeira tela. Lá mostra tudo que está disponível no momento na seção de cursos. 

 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário