UFPR abre inscrições para vestibular 20/21

Universidade Federal do Paraná abre inscrições para o vestibular 20/21 e os interessados têm até dezembro para pagar a taxa de inscrição.

O processo é realizado em duas etapas e foi adiado devido a pandemia do coronavírus.

Vestibular UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou na última terça-feira (3), a abertura do processo de inscrição para o vestibular 2020 e 2021.

Àqueles que tiverem interesse devem se inscrever até 18 de dezembro diretamente no portal oficial do Núcleo de Concursos da UFPR.

No site também é possível acompanhar o Edital nº 75/2020. O Processo Seletivo da UFPR exige o conhecimento do documento que rege as normas do concurso, a fim de que os candidatos estejam plenamente informados sobre determinações, avisos e comunicados oficiais.

Calendário de provas

Com o advento da pandemia mundial do novo coronavírus, as datas oficiais para a aplicação das provas do vestibular 2020/2021 da UFPR foram adiadas.

Antes, a primeira fase ocorreria no dia 18 de outubro e a segunda fase nos dias 22 e 23 de novembro.

Após recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, as provas foram agendadas para os dias 28 de fevereiro e 18 e 19 de abril, primeira e segunda fase, respectivamente. 

Taxas e Isenções

O candidato que deseja se inscrever no Processo Seletivo 2020/2021 para o vestibular da Universidade Federal do Paraná deve pagar uma taxa no valor de R$155

No entanto, o estudante que possui o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pode solicitar a isenção do pagamento entre os dias 3 e 13 de novembro.

Mas, atenção, pois o candidato só poderá alterar a opção de curso, língua estrangeira ou categoria de concorrência após realizada a inscrição mediante pagamento de taxa no valor de R$35 até o dia 23 de dezembro.

Provas e vestibular

As provas aplicadas para o vestibular 20/21 da UFPR são compostas por questões objetivas logo na primeira fase, ou seja, podem ser de múltipla escolha, de certo ou errado ou verdadeiro ou falso.

As questões discursivas e redação exigem interpretação de texto e argumentação a fim de expressar uma análise ou opinião de acordo com os temas solicitados por meio da escrita.

Interessados devem se inscrever até dezembro

Carreira UFPR

Com o objetivo de auxiliar os candidatos na escolha de um curso e uma profissão para seguir, a UFPR exibirá na próxima sexta-feira (6) a Feira de Cursos e Profissões

O evento pode ser uma boa oportunidade para quem está indeciso sobre qual carreira seguir e, consequentemente, qual opção escolher no vestibular.

Nos últimos anos o evento foi realizado de forma presencial e chegou a contar com a participação de 30 mil pessoas em um único dia. Devido a pandemia do coronavírus, esse ano o evento será virtual.

A live contará com a presença do reitor, da vice-reitora e professores. Para acompanhar a transmissão basta entrar no canal oficial do evento no Youtube a partir das 18 horas. Para saber outras informações da Feira de Cursos e Profissões basta entrar no site oficial.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário