Boleto ENEM: Emissão e 2ª Via Boleto para Pagamento
Os candidatos que participam do Enem devem pagar a taxa de inscrição para realizar as provas. Para saber mais informações sobre valores, prazo de pagamento e como emitir o boleto e a segunda vida para pagamento acompanhe o artigo.
Boleto Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre anualmente em todo o Brasil. Os estudantes interessados em participar do Enem precisam pagar um valor de aproximadamente 90 reais para garantir a inscrição nas provas.
O boleto Enem, também chamado de Guia de Recolhimento da União (GRU), é gerado após o processo de inscrição e o não pagamento do valor exigido implica na não participação do candidato no exame.
Ou seja, depois de preencher todas as informações relativas ao cadastro no Enem é importante se atentar para o pagamento do boleto disponibilizado pelo sistema.
Como imprimir o boleto Enem
Para acessar o documento o candidato pode entrar na Página do Participante, o site oficial para inscrição, clicar em “Pagamentos/Isenção”, no menu à esquerda e fazer o download da GRU.
Caso o candidato queira imprimir o documento pelo computador basta abrir a GRU, clicar em “imprimir” e aguardar pela configuração automática da página. Depois disso é só fazer o pagamento do boleto.
A recomendação é utilizar uma folha de sulfite tamanho A4 e tomar muito cuidado para não danificar de nenhuma maneira o código de barras. Além disso, prefira a impressora a jato de tinta e não faça a impressão no modo econômico.
No entanto, vale ressaltar que nem sempre o boleto é gerado logo após a inscrição, pois o sistema pode levar um certo tempo para disponibilizar o documento. Sendo assim, é importante ficar atento à Página do Participante!
Como pagar o boleto Enem
O pagamento do boleto Enem pode ser feito no Banco do Brasil, a agência bancária parceira do exame, ou em qualquer instituição financeira.
Além disso, o documento também pode ser quitado em casas lotéricas, agências dos Correios ou pelo Internet Banking.

Para não correr o risco de perder as datas, fique atento aos horários de funcionamento em cada um desses meios de pagamento.
É muito importante se atentar também para o prazo de pagamento definido diretamente no boleto Enem. Geralmente o prazo máximo para quitar o débito é de até 5 dias após a inscrição, mas não necessariamente é sempre assim.
Se por acaso o candidato não conseguir pagar o boleto Enem até a data do vencimento ele poderá emitir uma segunda via do boleto.
Outra informação relevante é que o valor não pode ser parcelado e não é possível realizar o pagamento pelo cartão de crédito.
A compensação do pagamento pode ocorrer em até 72 horas a partir do pagamento e depois desse período a confirmação da inscrição será registrada pelo sistema do Enem.
Isenção
Alguns candidatos estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. São eles:
- Estudantes da rede pública de ensino cursando o último ano do Ensino Médio;
- Candidatos com renda mensal comprovada de até um salário mínimo e meio com Ensino Médio na rede pública ou bolsa integral em escolas particulares;
- Candidatos declarados em situação de vulnerabilidade econômica e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A isenção deve ser solicitada diretamente na Página do Participante.
Deixe seu comentário