Boleto ENEM: Emissão e 2ª Via Boleto para Pagamento

Os candidatos que participam do Enem devem pagar a taxa de inscrição para realizar as provas. Para saber mais informações sobre valores, prazo de pagamento e como emitir o boleto e a segunda vida para pagamento acompanhe o artigo.

Boleto Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre anualmente em todo o Brasil. Os estudantes interessados em participar do Enem precisam pagar um valor de aproximadamente 90 reais para garantir a inscrição nas provas.

O boleto Enem, também chamado de Guia de Recolhimento da União (GRU), é gerado após o processo de inscrição e o não pagamento do valor exigido implica na não participação do candidato no exame.

Ou seja, depois de preencher todas as informações relativas ao cadastro no Enem é importante se atentar para o pagamento do boleto disponibilizado pelo sistema. 

Como imprimir o boleto Enem

Para acessar o documento o candidato pode entrar na Página do Participante, o site oficial para inscrição, clicar em “Pagamentos/Isenção”, no menu à esquerda e fazer o download da GRU.

Caso o candidato queira imprimir o documento pelo computador basta abrir a GRU, clicar em “imprimir” e aguardar pela configuração automática da página. Depois disso é só fazer o pagamento do boleto.

A recomendação é utilizar uma folha de sulfite tamanho A4 e tomar muito cuidado para não danificar de nenhuma maneira o código de barras. Além disso, prefira a impressora a jato de tinta e não faça a impressão no modo econômico.

No entanto, vale ressaltar que nem sempre o boleto é gerado logo após a inscrição, pois o sistema pode levar um certo tempo para disponibilizar o documento. Sendo assim, é importante ficar atento à Página do Participante!

Como pagar o boleto Enem

O pagamento do boleto Enem pode ser feito no Banco do Brasil, a agência bancária parceira do exame, ou em qualquer instituição financeira. 

Além disso, o documento também pode ser quitado em casas lotéricas, agências dos Correios ou pelo Internet Banking. 

 

Boleto deve ser pago dentro do prazo de vencimento

Para não correr o risco de perder as datas, fique atento aos horários de funcionamento em cada um desses meios de pagamento.

É muito importante se atentar também para o prazo de pagamento definido diretamente no boleto Enem. Geralmente o prazo máximo para quitar o débito é de até 5 dias após a inscrição, mas não necessariamente é sempre assim.

Se por acaso o candidato não conseguir pagar o boleto Enem até a data do vencimento ele poderá emitir uma segunda via do boleto.

Outra informação relevante é que o valor não pode ser parcelado e não é possível realizar o pagamento pelo cartão de crédito. 

A compensação do pagamento pode ocorrer em até 72 horas a partir do pagamento e depois desse período a confirmação da inscrição será registrada pelo sistema do Enem.

Isenção

Alguns candidatos estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. São eles:

  • Estudantes da rede pública de ensino cursando o último ano do Ensino Médio;
  • Candidatos com renda mensal comprovada de até um salário mínimo e meio com Ensino Médio na rede pública ou bolsa integral em escolas particulares;
  • Candidatos declarados em situação de vulnerabilidade econômica e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A isenção deve ser solicitada diretamente na Página do Participante.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário