Como alterar dados do MEI? Saiba como editar informações no Portal do Empreendedor

Se você é um microempreendedor individual, mais conhecido como MEI, e quer saber como alterar algum dado após ter feito o cadastro saiba que isso é possível e você pode aprender acompanhando este artigo.

Como alterar dados do MEI

Quando alguém abre um CNPJ no MEI é necessário fazer um cadastro com uma série de dados pessoais e da microempresa. Contudo, depois de um tempo pode ser que a pessoa queira modificar alguma informação, seja por começar a trabalhar em uma nova área ou por mudar de endereço,

Aparentemente as pessoas podem achar que realizar essas mudanças leva tempo e pode ser difícil. No entanto, para alterar dados do MEI é muito simples, pode ser feito online e o procedimento é gratuito.

Para realizar o procedimento basta entrar no site oficial do MEI Brasil clicando aqui. Conheça as opções:

Razão social e nome fantasia

Quando alguém cria um CNPJ deve determinar uma razão social e um nome fantasia ligados ao seu cadastro. Além disso, encontra até 16 ocupações para determinar no regime de microempreendedor individual.

A razão social é basicamente o nome oficial do seu empreendimento que será composto pelo seu nome completo e CPF. 

O nome fantasia será utilizado comercialmente e que os clientes vão conhecer como sendo sua marca e identidade.

Entre os dois apenas o nome fantasia pode ser alterado após realizar o cadastro, pois a razão social é registrada junto ao governo e outros órgãos, bem como em documentações e outros serviços.

O nome fantasia pode ser alterado, pois nem sempre temos a melhor ideia ou outra empresa já utiliza o mesmo nome. Além disso, também pode ser alterado como estratégia de marketing.

Outros dados também podem ser alterados como:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Entre outros.

Além desses dados, o MEI também pode alterar o valor do capital social ou incluir atividades em seu cadastro. O capital social é basicamente o valor do investimento inicial e pode ser feito em qualquer empreendimento.

Ainda é possível mudar informações como:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço residencial;
  • Endereço comercial;
  • Número do RG.

Outra mudança que o microempreendedor individual pode fazer no cadastro é incluir atividades secundárias no cadastro do seu CNPJ. Sendo assim, além da ocupação principal, o MEI pode ter até 16 atividades diferentes.

Dicas

A principal dica em relação a alteração de dados do MEI é, antes de tudo, pensar muito bem em quais informações você quer disponibilizar para o CNPJ e, consequentemente, evitar essas alterações.

 

Tire suas dúvidas sobre alterações no MEI

Você deve planejar muito bem todas as questões para evitar erros e possíveis imprevistos no futuro. Contudo, se mesmo assim precisar mudar alguma informação basta realizar os processos indicados no artigo.

Em caso de dúvidas e perguntas sobre a alteração de dados do MEI você pode entrar em contato com o MEI Fácil, um portal específico para quem é microempreendedor individual.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

16 + três =