Como alterar dados do MEI? Saiba como editar informações no Portal do Empreendedor
Se você é um microempreendedor individual, mais conhecido como MEI, e quer saber como alterar algum dado após ter feito o cadastro saiba que isso é possível e você pode aprender acompanhando este artigo.
Como alterar dados do MEI
Quando alguém abre um CNPJ no MEI é necessário fazer um cadastro com uma série de dados pessoais e da microempresa. Contudo, depois de um tempo pode ser que a pessoa queira modificar alguma informação, seja por começar a trabalhar em uma nova área ou por mudar de endereço,
Aparentemente as pessoas podem achar que realizar essas mudanças leva tempo e pode ser difícil. No entanto, para alterar dados do MEI é muito simples, pode ser feito online e o procedimento é gratuito.
Para realizar o procedimento basta entrar no site oficial do MEI Brasil clicando aqui. Conheça as opções:
Razão social e nome fantasia
Quando alguém cria um CNPJ deve determinar uma razão social e um nome fantasia ligados ao seu cadastro. Além disso, encontra até 16 ocupações para determinar no regime de microempreendedor individual.
A razão social é basicamente o nome oficial do seu empreendimento que será composto pelo seu nome completo e CPF.
O nome fantasia será utilizado comercialmente e que os clientes vão conhecer como sendo sua marca e identidade.
Entre os dois apenas o nome fantasia pode ser alterado após realizar o cadastro, pois a razão social é registrada junto ao governo e outros órgãos, bem como em documentações e outros serviços.
O nome fantasia pode ser alterado, pois nem sempre temos a melhor ideia ou outra empresa já utiliza o mesmo nome. Além disso, também pode ser alterado como estratégia de marketing.
Outros dados também podem ser alterados como:
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Entre outros.
Além desses dados, o MEI também pode alterar o valor do capital social ou incluir atividades em seu cadastro. O capital social é basicamente o valor do investimento inicial e pode ser feito em qualquer empreendimento.
Ainda é possível mudar informações como:
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço residencial;
- Endereço comercial;
- Número do RG.
Outra mudança que o microempreendedor individual pode fazer no cadastro é incluir atividades secundárias no cadastro do seu CNPJ. Sendo assim, além da ocupação principal, o MEI pode ter até 16 atividades diferentes.
Dicas
A principal dica em relação a alteração de dados do MEI é, antes de tudo, pensar muito bem em quais informações você quer disponibilizar para o CNPJ e, consequentemente, evitar essas alterações.

Você deve planejar muito bem todas as questões para evitar erros e possíveis imprevistos no futuro. Contudo, se mesmo assim precisar mudar alguma informação basta realizar os processos indicados no artigo.
Em caso de dúvidas e perguntas sobre a alteração de dados do MEI você pode entrar em contato com o MEI Fácil, um portal específico para quem é microempreendedor individual.
Deixe seu comentário