Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior? Principais alternativas e como funcionam

Estudar no exterior exige uma série de cuidados e muito planejamento acerca do orçamento financeiro. A bolsa de estudos pode ser a solução ideal para o estudante que deseja se especializar fora do país de origem.

Bolsa de estudos

Ao decidir estudar em outro país é fundamental que o estudante esteja preparado para investir um valor considerável. É preciso pensar no custo de vida relacionado à infraestrutura, além do próprio estudo.

Nesse caso, a bolsa de estudos surge como uma alternativa para financiar o aprendizado dos estudantes em outro lugar do mundo.

Contudo, conseguir uma bolsa de estudos não é tão fácil quanto parece, pois uma série de exigências devem ser atendidas.

  • Dicas para conseguir uma bolsa de estudos

Antes mesmo de pensar em conseguir uma bolsa de estudos no exterior é preciso se preparar e se planejar para outros fatores. Conheça alguns deles e se prepare:

  • Desempenho escolar: ter notas altas e ser um aluno bem avaliado aumenta consideravelmente as chances de um estudante conseguir uma bolsa de estudos no exterior;
  • Atividades extracurriculares: ser ativamente participativo em cursos, competições e atividades em grupo é um diferencial importante para estudar fora, pois desenvolve várias habilidades;
  • Proficiência no idioma estrangeiro: saber falar a língua do país onde se pretende estudar é essencial para o aprendizado. Além disso, testes como o TOEFL e o IELTS podem ser exigidos;
  • Pesquisa: busque por universidades que incentivam o multiculturalismo e oferecem apoio aos estudantes estrangeiros;
  • Entre em contato com a universidade: se comunicar com a instituição de ensino é importante para conhecer as exigências e requisitos antes de se candidatar para a bolsa de estudos.

Depois de seguir as recomendações é fundamental se atentar para o processo de inscrição e providenciar as documentações necessárias. 

Para além, é importante providenciar uma poupança para eventuais pagamentos de taxas e serviços relativos ao processo para conseguir a bolsa de estudos.

 

Bolsa de estudos é opção para estudar no exterior

Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Geralmente as bolsas de estudos são oferecidas aos estudantes conforme algumas determinações e avaliações consideradas por parte da instituição. São elas:

  • Condições financeiras do estudante, família ou responsáveis; 
  • Desempenho geral escolar;
  • Habilidade acadêmica específica como esporte, teatro, arte, música, trabalho comunitário, etc. 

Desse modo, se o estudante considerar que se enquadra em algum desses quesitos as chances de conseguir uma bolsa de estudos é alta. 

Porém, isso não significa a garantia do benefício, pois existem regras e condições para ser qualificado de acordo com cada instituição.

Como se candidatar

Para se candidatar a uma bolsa de estudantes no exterior o interessado deve se informar sobre os processos seletivos abertos na universidade desejada.

Se o estudantes atender aos requisitos e exigências basta se inscrever e aguardar pelo resultado.

Outra possibilidade é o estudante ingressar no curso desejado por meio de uma universidade brasileira e transferir o curso para outro país.

Contudo, o interessado deve analisar as condições de cada instituição antes de se inscrever.

De modo geral, é importante que o estudante esteja disposto a mudar de país, se dedique aos estudos e tenha um planejamento financeiro bem definido.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário