Como consultar recurso no INSS – Passo a passo pelo site e aplicativo

Para consultar recurso no INSS é necessário que o cidadão possua cadastro no sistema, pois o acesso é liberado mediante a apresentação do Cadastro de Pessoa Física e de uma senha pessoal e intransferível.

Consultar recurso

Cidadãos que entraram com recurso em ações do Instituto Nacional do Seguro Social podem acessar o andamento dos procedimentos a qualquer momento. Para isso, basta o interessado entrar no site oficial do governo federal.

Assim que o cidadão acessar o site será necessário preencher algumas informações a fim de comprovar a identidade pessoal. Por isso, serão solicitados os CPF e a senha pessoal informada no cadastro.

No entanto, se o cidadão não tiver realizado o cadastro isso poderá ser feito no site meuinss.gov.br ou em qualquer agência do INSS.

Além disso, só poderá visualizar o recurso do INSS o usuário que estiver cadastrado no sistema como titular do processo, procurador ou advogado ou ainda como representante legal (tutor, curador, guardião, administrador, entre outros).

Além de ter acesso ao andamento do recurso, o cidadão também pode se informar sobre decisões, despachos, acórdãos e outros processos relacionados ao INSS.

O cidadão que tiver alguma dúvida em como consultar recurso no INSS pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço é oferecido de segunda a sábado das 7h às 22h pelo horário de Brasília.

Recurso

Mas, afinal, o que é um recurso e como entrar com o pedido? O recurso é comumente usado para contestar uma decisão administrativa desfavorável para o cidadão. 

Dividido em duas modalidades, Ordinário e Especial, esse procedimento é julgado pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) com base nas decisões administrativas do INSS.

O julgamento é composto por duas etapas e, caso o cidadão não concorde com a decisão final, o prazo para apresentar o recurso é de 30 dias após tomar conhecimento da tomada de decisão.

 

Consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS

Como recorrer

Agora que você já sabe como consultar recurso no INSS e o que é esse procedimento, é hora de saber como recorrer em caso de insatisfação com a determinação do Conselho de Recursos da Previdência Social.

Basicamente qualquer cidadão pode solicitar o recurso ao CRPS caso não esteja de acordo com a decisão final do processo, até mesmo as empresas.

O procedimento é considerado fácil e acessível, pois não necessita do comparecimento a nenhuma unidade do INSS. Basta fazer a solicitação pelos canais de atendimento:

  • meu.inss.gov.br
  • Telefone 135
  • Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

O passo a passo pelo site e aplicativo pode ser acompanhado a seguir:

  • Entre no site do Meu INSS
  • Escolha a opção “login” e realize o cadastro no Meu INSS (em caso de primeiro acesso)
  • Informe a senha cadastrada
  • Selecione a opção Agendamentos/Requerimentos
  • Clique em “Novo requerimento”
  • Busca por “Recurso” 
  • Selecione a opção desejada para o recurso ordinário ou especial (ambos com atendimento a distância).
  • Informe os dados solicitados
  • Selecione a opção  “Agendamentos/Solicitações”.

Vale ressaltar que não é necessário apresentar documentos para acessar o recurso, mas o cidadão apresentar os motivos que o fizeram discordar da decisão do INSS se desejado.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

dois × 1 =