Como fazer um financiamento imobiliário? Passo a passo

Quem deseja ter casa própria pode recorrer ao financiamento imobiliário. Concessão de crédito é alternativa para quem encontrou a casa dos sonhos, mas não consegue pagar o valor total por falta de dinheiro.

Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é basicamente um empréstimo fornecido por instituições financeiras e cooperativas de crédito.

Empréstimo pode ser pago em diversas vezes

No entanto, para conseguir o valor desejado é fundamental que o solicitante atenda uma série de exigências.

De modo geral, para conseguir o financiamento imobiliário é necessário passar por uma análise de crédito, ou seja, quem vai emprestar o dinheiro precisa ter certeza de que o valor concedido ao solicitante será pago.

Esse pagamento pode ser feito em diversas parcelas acrescidas de juros e correção monetária de acordo com a negociação feita entre o solicitante e o banco ou cooperativa de crédito. Além disso, é determinado um tempo para a quitação total do débito.

Desse modo, antes de solicitar um financiamento imobiliário é fundamental pesquisar pela instituição cujas exigências sejam interessantes e estejam ao alcance do solicitante. Essa atitude evita uma série de problemas futuros, especialmente os financeiros.

Requisitos

Ter acesso ao financiamento imobiliário pode parecer fácil, mas para conseguir de fato a concessão do crédito por parte dos bancos e cooperativas é importante obedecer algumas regras e exigências específicas como:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter no mínimo 18 anos de idade ou ser emancipado;
  • Ter idoneidade cadastral, ou seja, nome limpo no mercado;
  • Ter capacidade de pagamento;
  • Entre outros.

Vale ressaltar que as exigências podem mudar de acordo com cada instituição e, por isso, é possível pesquisar por aquela que atende as necessidades de cada pessoa.

Simulação

Para saber se as condições oferecidas ao financiamento imobiliário se aplicam ao orçamento pessoal é essencial realizar uma simulação.

Esse recurso simula uma negociação de compra de acordo com as condições do contratante e as exigências das instituições.

O resultado oferecido pela ferramenta mostra as condições de pagamento, parcelas, entre outras informações.

Todos os dados servem para que os interessados analisem o próprio planejamento financeiro para saber se dão conta de arcar com todos os custos e, consequentemente, com as determinações das instituições.

Realizar a simulação evita uma série de problemas e frustrações posteriores à assinatura de contrato. Além disso, ajuda na tomada de decisão quando surge uma boa proposta.

Documentação

Depois de realizar a pesquisa e encontrar a melhor instituição financeira ou cooperativa de crédito para contratar o financiamento imobiliário, é hora de separar a documentação necessária para fechar negócio.

Basicamente, os documentos solicitados para conseguir o financiamento imobiliário são:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de débitos;
  • Entre outros.

Vale ressaltar que para conseguir o financiamento do imóvel não pode haver nenhuma restrição de inadimplência e muito menos restrições com o imóvel.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

4 − dois =