Como Fazer Intercâmbio – 7 passos para você ter sucesso no seu Intercâmbio

Você sabia que é possível passar um período fora do seu país de origem para conhecer outras culturas com fins acadêmicos, profissionais ou pessoais? Estamos falando do intercâmbio, uma atividade muito realizada por estudantes de cursos de idiomas, mas que pode ser utilizada por qualquer pessoa que deseja ter a experiência de viver em outro país.

Mas, afinal, como fazer intercâmbio? Pensando em responder essa pergunta neste texto, separamos 7 passos para você se preparar para essa aventura. Vamos lá!

Estudando na estrada indo viajar.

Como fazer intercâmbio em 7 passos

É necessário seguir um processo para você ter sucesso no seu intercâmbio, por isso continue a leitura e confira os 7 principais passos que separamos para ajudar nessa tarefa.

1. Encontre o intermediário para organizar o intercâmbio

Você pode contratar uma agência de intercâmbio para planejar, organizar e dar suporte durante todo o processo. Além disso, eles têm muita experiência, já que são especializados nesse tipo de prestação de serviço. 

Também existe a possibilidade do intermediário ser a instituição de ensino na qual você estuda. Ou, ainda, você pode planejar todo o intercâmbio por conta própria. Nesse caso, existem muitos detalhes para organizar, como passagem, curso, seguro, moradia, passaporte, visto, entre outros.

2. Defina o programa de intercâmbio

Existem diferentes tipos de programas de intercâmbio, por isso você deve escolher a melhor opção de acordo com o seu objetivo e os seus recursos financeiros. Dentre esses programas podemos destacar:

  • intercâmbio de Ensino Médio ou High School: O estudante vai para outro país estudar o último ano ou semestre do Ensino Médio;
  • intercâmbio de idiomas: O estudante tem a experiência de viver fora do país para aprimorar os seus conhecimentos sobre um determinado idioma;
  • intercâmbio acadêmico: O intercâmbio é realizado entre instituições de ensino, no qual o estudante faz uma parte da graduação ou pós-graduação em uma universidade conveniada fora do país;
  • intercâmbio Au Pair: É um intercâmbio de trabalho remunerado, no qual a pessoa vai para outro país obter experiência profissional. Os trabalhos mais recorrente neste tipo de programa são: garçom, vendedor e babá;
  • intercâmbio com trabalho voluntário: É um intercâmbio no qual a pessoa participa de projetos voluntários fora do país para realizar ajuda humanitária.

3. Escolha a cidade onde vai fazer o intercâmbio

O próximo passo é escolher a cidade onde você vai realizar o intercâmbio, dependendo do programa que você selecionou o local já vai estar pré-definido. As cidades mais procuradas estão localizadas em países, como Canadá, Estados Unidos, Austrália e Irlanda. 

Mas lembre-se de que é importante levar em consideração a cultura, o idioma, a culinária, o clima, a moeda, o custo de vida, entre outros detalhes relacionados ao país. Todos esses fatores podem impactar na sua adaptação e na sua permanência no intercâmbio.

4. Escolha o tipo de moradia

A escolha do tipo de moradia também depende do programa e do país selecionado, pois ele pode ser pré-definido de acordo com o programa. Mas é importante levar em consideração as características de cada tipo. 

Por exemplo, você pode ficar hospedado na casa de uma família, em um alojamento, em um apartamento alugado ou, ainda, em regime de internato na instituição de ensino. Em qualquer um desses tipos de moradia você precisa respeitar as regras e a cultura para garantir uma boa convivência.

5. Providencie os documentos

É essencial colocar em ordem os documentos para realizar um intercâmbio. Lembre-se de que a documentação depende do tipo de programa e do país que você escolheu. Os principais documentos que precisam ser providenciados são:

  • passaporte;
  • visto;
  • carteira de identidade;
  • carteira de trabalho;
  • comprovante de residência no Brasil;
  • carteira de vacinação;
  • entre outros.

Além disso, a agência de intercâmbio ou o consulado podem solicitar alguns documentos adicionais.

6. Providencie o dinheiro para a viagem

Você precisa providenciar o dinheiro para utilizar durante o intercâmbio, principalmente, se você vai precisar pagar aluguel e alimentação caso opte por alugar uma casa ou apartamento. Nesse caso, você pode levar cheques de viagem, dinheiro ou cartão de crédito e débito internacional.

No caso do dinheiro, é necessário comparecer em uma casa de câmbio para trocá-lo pela moeda corrente do país onde realizará o intercâmbio. Também é importante entrar em contato com o banco que opera o cartão para obter a lista de locais onde você pode realizar o saque.

7. Prepare a bagagem

No momento de arrumar as malas para a viagem lembre-se de que é importante levar pouca bagagem. Então, escolha as roupas mais essenciais, já que você pode utilizar os serviços de lavanderia para manter suas roupas limpas. Além disso, é imprescindível que você separe os medicamentos de uso contínuo, bem como os produtos de higiene pessoal.

Agora, que você já sabe o passo a passo de como fazer intercâmbio, não perca tempo! Faça o seu planejamento e coloque em prática. Lembre-se de que essa experiência pode ajudar muito no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Que tal saber mais sobre esse tema? Então, leia o nosso post Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior? Principais alternativas e como funcionam.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário

oito − 1 =