Como financiar um caminhão? Melhores alternativas para comprar novo ou usado

Financiamento de caminhões é alternativa para motoristas que desejam adquirir o próprio veículo com condições e prazos de pagamento personalizadas. Existem diferentes modalidades de crédito no mercado de acordo com os interesses dos caminhoneiros.

O que é financiamento de caminhão

Motoristas interessados em comprar caminhões novos ou usados podem recorrer ao serviço de empréstimo. 

A modalidade é oferecida com o intuito de auxiliar os caminhoneiros que não têm condições de fazer a aquisição à vista, uma vez que veículos de grande porte são relativamente mais caros.

O financiamento de caminhão atua como um empréstimo concedido por instituições financeiras ou cooperativas de crédito autorizadas. 

Para solicitar o valor desejado é necessário que o motorista se comprometa a pagar o valor combinado em parcelas mensais acrescidas de juros em um determinado período de tempo.

Vale ressaltar que dependendo do banco e da financeira o valor disponibilizado no financiamento pode chegar até 100% do valor do veículo. 

Além disso, as condições para pagamento, prazo e taxas também podem ser diferentes.

Desse modo, antes de fechar uma negociação para solicitação de crédito é essencial conhecer as propostas e condições de cada instituição. 

Para isso, é possível realizar a simulação de crédito para caminhões novos ou usados e, consequentemente, tomar a decisão sobre onde fazer o financiamento.

Contudo, antes de saber como financiar um caminhão é fundamental saber que nem todos os motoristas podem solicitar o serviço. 

A concessão do crédito só é feita para empresas de pequeno, médio e grande porte e caminhoneiros autônomos. Para além, as pessoas físicas devem ter entre 18 e 65 anos e as pessoas jurídicas devem ter no mínimo um ano de atividade na área.

Ainda no caso das empresas é necessário ter pelo menos um caminhão,  funcionários com experiência como motorista e CNH na categoria, além de registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). 

Para a compra do primeiro caminhão o limite do crédito é de apenas 50% do valor do veículo, conforme definido pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

 

Modalidades de crédito permitem comprar o próprio caminhão

Conheça os tipos de financiamento

Agora que você já sabe o que é e como funciona o financiamento para caminhões é hora de conhecer as possibilidades oferecidas pelo setor. De modo geral, são quatro instituições mais comuns que oferecem o serviço. Conheça: 

Finame – BNDES

O Finame é o mais tradicional dos financiamentos para caminhões, pois é ofertado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. 

O crédito é concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e possibilita a aquisição de veículos com até 10 anos de fabricação.

Além disso, a concessão do financiamento é de até 100% do valor do veículo acordado em parcelas de até 72 vezes. 

Vale ressaltar que as regras de financiamento, taxas de juros e prazos de pagamentos são diferentes para cidadãos comuns e empresas

CDC – Crédito Direto ao Consumidor

Também conhecido na prática de financiamento para caminhões, o Crédito Direto ao Consumidor  (CDC) garante o registro do caminhão no nome do comprador responsável pelo empréstimo.

No entanto, essa modalidade de financiamento oferece um período menor de parcelamento, sendo geralmente até 60 meses com taxas mais altas de juros.

Leasing operacional

Essa modalidade atua como uma locação do veículo, ou seja, é possível utilizar o caminhão mediante o pagamento de parcelas significativamente menores e, ao final do financiamento, o motorista tem opção de comprar o caminhão com até 80% do valor total.

Consórcio

O diferencial dessa modalidade é que o motorista não possui acesso ao caminhão de forma imediata. Por ser um fundo coletivo é possível parcelar o valor total em até 96 vezes, mas é necessário esperar pela contemplação da compra de forma mensal.

A vantagem é que não possui taxas de juros, apenas um valor administrativo que gira em torno de 9% e 15% referente ao valor total do caminhão.

Novos ou usados

A vantagem de comprar um caminhão novo ou usado vai depender da proposta oferecida pelas instituições financeiras e cooperativas de crédito. Desse modo, é essencial fazer a simulação e um planejamento financeiro para adquirir o veículo.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

1 × 5 =