Como financiar uma moto? Melhores alternativas para comprar moto nova ou usada

O financiamento de motocicletas é essencial para quem deseja comprar o veículo, mas não têm condições de realizar a aquisição à vista. A modalidade permite o parcelamento do valor da moto de acordo com o planejamento financeiro de cada pessoa.

Saiba o que é financiamento

Transitar pelas cidades atualmente é um desafio. Por conta do trânsito, muitas vezes as pessoas perdem horas paradas nas vias e se atrasam para os compromissos ou precisam sair mais cedo para chegar no destino na hora marcada.

Diante dessa situação, a aquisição de motocicletas se tornou uma alternativa barata e acessível para se locomover com rapidez sem a necessidade de ter um carro ou utilizar o transporte público.

No entanto, não é todo mundo que possui o valor total de uma motocicleta para comprá-la à vista. Por isso, surgiram os financiamentos de motos promovidos por instituições financeiras e cooperativas de crédito.

Basicamente, o serviço de financiamento funciona como uma concessão de crédito em que o valor investido deve ser pago pelo solicitante em parcelas mensais acrescidas de juros em um determinado período de tempo.

Vale ressaltar que o financiamento pode ser feito para motos novas ou usadas, mas as condições de pagamento, valores, taxas de juros e outros acordos variam conforme o banco ou cooperativa.

Quem pode financiar uma moto

De modo geral, qualquer pessoa pode financiar uma moto desde que atenda às exigências determinadas pela instituição financeira e cooperativas de crédito. 

Na maioria dos casos as pessoas físicas passam por uma análise de crédito para que sejam avaliados aspectos como taxa de inadimplência e renda.

Esse procedimento garante segurança financeira para quem vai conceder o valor do financiamento e, consequentemente, evita que as parcelas não sejam pagas. Por isso, quem possui o nome sujo deve regularizar a situação antes de solicitar o financiamento.

 

Financiamento pode ser feito em diversas vezes

Dicas para financiar uma moto

Antes de saber como financiar uma moto é importante saber que o valor total concedido por bancos e cooperativas costumam ser superiores ao valor total das motos, pois são aplicadas taxas e juros.

Desse modo, é importante fazer um planejamento financeiro e verificar se o custo-benefício é positivo para fechar negócio.

Além disso, a escolha de determinada instituição financeira ou cooperativa de crédito faz toda a diferença no final, pois as condições de valor, taxas, pagamentos e outros itens podem variar entre elas.

Sendo assim, é essencial fazer uma pesquisa no mercado e também uma simulação do financiamento para escolher a melhor opção.

Outra dica importante é pagar um valor de entrada ao comprar a moto. Essa estratégia faz com que o valor do financiamento seja reduzido, bem como o valor dos juros e taxas.

Caso não tenha o valor de entrada a recomendação é fazer uma poupança, pedir um adiantamento salarial ou até mesmo um empréstimo. Mas, atenção, pois os especialistas indicam que as parcelas não podem passar de 30% da renda mensal.

Como financiar uma moto

O financiamento de uma moto ocorre por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Essa é a modalidade mais popular, pois é destinada a todos os consumidores que querem pagar de forma parcelada.

Para solicitar o financiamento em qualquer instituição ou cooperativa serão solicitados documentos como:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Entre outros.

Estar com os documentos em ordem faz com que a liberação do financiamento seja mais rápida e, consequentemente, a compra da moto.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

20 − treze =