Edital Prouni 2021

As informações do Edital ProUni 2021 já foram divulgadas, bem como o cronograma com o prazo de inscrição, provas, além de algumas mudanças feitas no processo de inscrição para conseguir as bolsas de estudo.

Edital Prouni 2021

A novidade para o programa no próximo ano é que as inscrições para o Prouni 2021 serão realizadas somente pela internet, diretamente na página do Prouni. O candidato que quiser participar do processo seletivo deve atender aos requisitos determinados no edital do programa

Basicamente, os candidatos que tiverem as melhores classificações serão selecionados para as vagas disponibilizadas pelo ProUni conforme as notas obtidas no Enem.

Outra novidade em relação ao Edital ProUni 2021 é que no primeiro semestre o candidato não poderá aplicar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano 2020.

Por conta da pandemia mundial do novo coronavírus o Enem foi adiado e o resultado das provas será divulgado apenas depois da seleção do Prouni.

Sendo assim, o candidato interessado no ProUni 2021 deverá usar a nota obtida no Enem anterior para se candidatar às vagas do programa no próximo ano. Além disso, deverá ter tirado no mínimo 450 pontos de média e não ter zerado a redação.

 

Novas atualizações foram feitas no edital 2021

Outra mudança importante que foi realizada no Edital ProUni 2021 diz respeito ao preenchimento das bolsas remanescentes. Quando algumas vagas eventualmente não são ocupadas no decorrer do processo seletivo regular do Prouni elas são liberadas.

Contudo, a partir de 2021 os candidatos que vão participar do processo seletivo de bolsas remanescentes do Prouni vão ser selecionados conforme a ordem de classificação. Essa ordem será determinada pelas notas obtidas no Enem e não mais por ordem de inscrição.

Cronograma

O cronograma do ProUni já foi divulgado e você pode acompanhar os prazos a seguir:

  • Inscrição: 12 a 15 de janeiro;
  • Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro;
  • Comprovação de informações dos pré-selecionados: 19 a 27 de janeiro;
  • Resultado da 2ª chamada: 1º de fevereiro;
  • Comprovação de informações dos pré-selecionados: 1º a 9 de fevereiro;
  • Inscrição na lista de espera: 18 e 19 de fevereiro;
  • Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro;
  • Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera: 22 a 25 de fevereiro.

Vale ressaltar que o ProUni oferece dois modelos de bolsas de estudos para os candidatos interessados. São elas:

100%: oferecidas para jovens com renda familiar per capita de até 1 salário mínimo;
50%: oferecidas para jovens com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Um dos fatores determinantes para a obtenção das bolsas é a nota de corte do ProUni, ou seja, é necessário atingir uma nota mínima de acordo com o curso desejado para conquistar a bolsa. Contudo, não é apenas esse quesito que é avaliado.

Outras questões também são importantes como ensino em escola pública ou privada, candidatos com deficiência, professores atuantes, entre outros.

Essas e outras dúvidas podem ser sanadas diretamente no portal oficial do ProUni clicando aqui.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

12 + 5 =