Inscrições para o ENEM Seriado 2021: como fazer e quais as regras

Recentemente o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou que o Exame Nacional do Ensino Médio terá mais uma modalidade a partir de 2021, com a implementação do Enem Seriado – antigo Saeb. Apesar de as informações até o momento serem limitadas, já ficou certo que a aplicação das provas acontecerá em datas diferentes que as do formato tradicional. A seleção é voltada para alunos de ensino médio, do 1º ao 3º ano, e dá a eles mais uma possibilidade de ingressar na universidade pública. 

Como serão as provas? 

Como sugere o nome, a avaliação do Enem Seriado 2021 acontece em etapas, e por ser gradual é considerada mais acessível que o vestibular, por exemplo. Funciona assim: ao fim de cada ano letivo do ensino médio o estudante irá fazer um teste para verificar o nível da aprendizagem referente aquele período. Depois que realizar os três testes – se a pontuação total alcançar a média do curso desejado – ele poderá usar a nota para ingressar em uma federal. 

As provas serão elaboradas no padrão do Saeb, mas é bom lembrar que ele vem sendo atualizado mediante a reforma do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No próximo ano e também em 2022 as provas irão cobrar apenas conteúdo de língua portuguesa e matemática. Já em 2023, quando acontece o fim da primeira rodada do Enem Seriado, os alunos vão ter que realizar um teste específico, com o tema que tiver preferência, podendo ser: 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 
Enem Seriado 2021

Como me inscrevo? 

Os estudantes interessados deverão se inscrever para avaliação do Enem Seriado de 2021 pela internet, no próprio site do Inep. Mas até agora, como mencionado, não foi estabelecido o passo a passo para o procedimento. Espera-se que no primeiro semestre do ano que vem o Instituto divulgue informações mais detalhadas a respeito. Por hora, tudo indica que será semelhante ao processo de inscrição do Enem tradicional. 

Quais os requisitos? 

A prova não será obrigatória e a inscrição é de responsabilidade do interessado. Podem participar do Enem Seriado em 2021 todos os estudantes do ensino médio, a partir do 1º ano, matriculados na rede pública e particular. Pessoas que já saíram da fase escolar ou que ainda estão no 9º ano do fundamental não podem concorrer. 

Isenção da taxa de inscrição 

A dispensa do pagamento da taxa de inscrição para o Enem Seriado de 2021 poderá ser solicitada nos casos em que: 

  • O aluno estiver concluindo o ensino médio em instituição pública declarada no censo escolar da educação básica; 
  • O aluno for reconhecido como membro de família com baixa renda, conforme as diretrizes do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. 

O que é Saeb? 

O Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) é uma prova que já existe. No entanto, até então ela tinha como única finalidade avaliar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras (cerca de 72 mil) e era aplicada apenas a cada dois anos, durante o ensino fundamental, do 5º ao 9º ano. 

  Leia também: Redação Enem – Itens essenciais para ter uma redação de nota máxima

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

catorze − 2 =