Como estudar para o ENEM 2021 de GRAÇA? Dicas incríveis!

O Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou as datas das provas do Enem para os dias e 17 e 24 de janeiro na modalidade presencial, e nos 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a modalidade digital. Com o exame se aproximando, os estudantes que sonham com a vaga em uma universidade federal precisam mais do que nunca se dedicarem ao estudo. Assim, muita gente aposta nos cursinhos preparatórios, mas a realidade de algumas pessoas – infelizmente – não permite essa despesa. Pensando nisso separamos aqui dicas de como estudar para Enem 2021 de graça e aumentar suas chances de aprovação! 

Quem atinge uma boa colocação no Exame Nacional do Ensino Médio pode ingressar na universidade pública diretamente, usar a nota para conseguir uma bolsa com o ProUni ou até mesmo o parcelamento da faculdade privada através do Financiamento Estudantil (Fies). São essas vantagens que fazem do Enem um concurso muito disputado entre aqueles que miram a graduação, e é preciso ficar sempre atento ao conteúdo que é cobrado nas provas. 

Estudar para o Enem de graça

Quais áreas do conhecimento são mais abordadas no Enem? 

Sabe-se que a prova aplicada em cada ano é única e jamais se repete. Todavia, algumas áreas do conhecimento são sempre abordadas e dentro delas alguns assuntos são tratados com maior frequência nas questões. O melhor é se basear nisso para ter certeza de que está estudando corretamente para o Enem 2021. 

Nas perguntas de Matemática é comum envolver sistemas de medidas, ângulos, cálculo de distância e análise de gráficos. Já no caderno de Linguagens você deve encontrar temas como interpretação de texto, ortografia, modernismo e figuras de linguagem. Para Ciências Humanas não se esqueça de revisar a história da revolução informacional, revolução industrial e formação do Brasil. E em Ciências da Natureza você precisará dominar mol, ligações químicas, eletricidade, genética e geração de energia, por exemplo. 

Onde assistir videoaulas gratuitas? 

Sem dinheiro para pagar por cursinhos tradicionais do mercado, mas com muita dedicação, é possível estudar para o Enem 2021 de graça. E como cada um prefere aprender de um jeito, trouxemos também a sugestão das videoaulas, que podem ser uma mão na roda para quem quer se sair bem nessa prova. É um formato mais interativo e que tende a dar super certo com alunos que apresentam mais dificuldade de se concentrarem sozinhos, apenas com a leitura. 

Aqui a indicação é o portal Hora do Enem/TV Escola. A página foi instituída pelo próprio Ministério da Educação e é destinada a orientar os estudantes. Por isso, aborda justamente os assuntos tratados pelo Enem, como uma revisão das matérias do ensino médio. Outra opção interessante é o site Curso Enem Gratuito. Lá você encontra videoaulas de acordo com o tema de interesse. Como o próprio nome sugere, a plataforma também é direcionada à aprovação no Enem. 

Como refazer as provas anteriores do Enem? 

Apesar de que cada ano é um teste diferente, existe um protótipo comum. Assim, dá para se basear nas versões anteriores e estudar por elas. Para isso você pode baixar gratuitamente o caderno de provas do Enem pela internet. Aconselhamos dar preferência aos três mais recentes. Assim, depois de resolver as questões você mesmo poderá corrigir – com base no gabarito que também está disponível online – para saber qual a média do seu desempenho e o quão preparado está para o Enem 2021.  

Além disso, fique atento ao tempo que você leva para solucionar os problemas e preencher o gabarito, afinal, durante a prova os participantes têm o prazo de 5h30 e nada mais. Para acessar qualquer prova já aplicada pelo Enem, de 2008 a 2019, vá ao site oficial do Inep e selecione a versão que deseja visualizar ou fazer o download. 

Como treinar para a redação? 

Quem quiser estudar de graça para o Enem 2021 não pode deixar de ensaiar a redação. A tendência é que ela seja mantida no mesmo formato textual de sempre: dissertação argumentativa. Isso significa que você deve elaborar um argumento acerca do tema designado.  

Muitos candidatos perdem pontos na redação, que por sinal tem muita relevância na colocação, porque acabam fugindo do tema central. Nesse aspecto não adianta tentar inovar, apenas siga o comando da questão. Observe atentamente se a todo o momento você está ligando os pontos para não ter a nota prejudicada com isso. Saiba que o tema da redação do Enem é inspirado em algum fato de interesse da sociedade que tenha sido pautado nos últimos dois anos. Portanto, fique atento aos assuntos que estão sendo comentados pelos noticiários nacionais. 

Sempre que puder pratique sua escrita e leia muito. Os erros gramaticais são imperdoáveis na redação do Enem. O seu texto deverá conter no mínimo 7 linhas e no máximo 30, de forma alguma desrespeite esse requisito. Quando for treinar lembre-se que nesse espaço você precisará redigir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do texto. Outra dica para ter noção do que é um texto bem avaliado pelo Enem é ler as redações nota 1000 que estão disponíveis na internet. Basta fazer uma busca rápida no pesquisador para encontrar excelentes exemplos. 

 Leia também: Página do Participante Enem: Como Acessar? Quais as Principais Funções?

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

cinco × quatro =