Inscrição no Sisu – Passo a passo para fazer a sua inscrição

Você conhece o Sisu? O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Governo Federal que ajuda pessoas que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a ingressar em universidades públicas estaduais e federais localizadas em todo território nacional.

Para isso, os candidatos ao programa precisam passar por um processo de seleção para concorrer a uma vaga nos cursos oferecidos por essas instituições. Se você pretende utilizar o Sisu para conquistar o sonho da graduação, continue a leitura deste texto para ficar por dentro de todas as informações relacionadas ao processo de inscrição do Sisu. Vamos lá!

Logo Sisu

Quais são os requisitos para participar do Sisu?

O primeiro passo para quem pretende participar do Sisu é realizar a leitura do edital, assim é possível verificar quais são os requisitos necessários para ingressar nesse processo de seleção. 

Nesse caso, o principal requisito é ter realizado o Enem e não ter obtido nota igual a zero na redação. Se você atende esses requisitos, é importante ficar atento ao cronograma para efetuar a inscrição na data correta.

Como fazer a inscrição no Sisu?

Tela de inscrição do Sisu

Normalmente, o Sisu abre inscrições duas vezes ao ano, mas para não perder os prazos é necessário ficar atento ao edital disponível no site oficial do programa. Na data prevista no cronograma o candidato precisa acessar o site com o seu login e sua senha do Governo Federal.

Em seguida, deve-se conferir os dados e atualizá-los caso seja necessário. O próximo passo é escolher duas opções de curso. Para isso, você precisa pesquisar as vagas disponíveis nos cursos das instituições de ensino do seu município. Lembre-se de que durante esse processo também deve-se escolher a modalidade de concorrência, que pode ser por cotas sociais ou por ampla concorrência.

Após finalizar a inscrição será disponibilizada na tela a lista de documentos que deverão ser entregues no momento da matrícula, portanto não se esqueça de anotar essas informações. 

Além disso, dentro do período de inscrição você pode acessar novamente o site para verificar as notas de corte dos cursos e a classificação parcial. Caso seja vantajoso, você pode mudar suas opções para aumentar suas chances de conseguir sucesso no processo de seleção.

Como consultar o resultado do Sisu?

Tela do resultado do Sisu

É possível consultar o resultado do Sisu no site oficial, no site da instituição de ensino e na Central de Atendimento do MEC na data prevista no cronograma do processo. Normalmente, o resultado da chamada regular é divulgado dois dias depois do encerramento das inscrições.

No site oficial do Sisu você pode verificar o resultado clicando tanto no botão “ver meu boletim “, quanto na opção “lista de selecionados”. No primeiro, você vai precisar inserir seu login e senha da conta gov.br para visualizar se foi selecionado. Já no segundo, é necessário filtrar os dados para pesquisar a lista de aprovados e localizar o seu nome.

Caso o candidato não seja aprovado na chamada regular, ainda tem a chance de participar da lista de espera. Para isso, você precisa acessar o site oficial novamente na data prevista no cronograma, clicar na opção “ver meu boletim”, inserir seu login do Governo Federal e confirmar sua intenção de participar da lista de espera.

O resultado da lista é divulgado uma semana depois do encerramento da inscrição e pode ser consultado tanto no site oficial do Sisu quanto no site da instituição de ensino escolhida.

Como o candidato aprovado deve proceder?

Após a aprovação, o candidato precisa comparecer na instituição de ensino superior escolhida com os documentos listados no site no momento da inscrição para fazer a sua matrícula. Essa documentação pode variar de instituição para instituição, os documentos mais solicitados são:

  • Documento de identificação (RG, CNH, entre outros);
  • Cadastro de pessoa física (CPF);    
  • Certificado de conclusão do ensino médio;  
  • Histórico do ensino médio;      
  • Comprovante eleitoral;    
  • Comprovante de residência;    
  • Certidão de casamento ou nascimento;    
  • Documento de comprovação do serviço militar;
  • Foto 3×4 recente.

Além desses documentos, se o candidato optou pela modalidade de vagas por cotas sociais, é necessário apresentar o comprovante do CadÚnico, o comprovante de renda e o certificado do Ensino Médio realizado na escola pública. Em caso de dúvidas relacionadas à documentação, o candidato deve entrar em contato com a instituição de ensino.

Podemos concluir que o Sisu é uma ótima opção para as pessoas que desejam estudar em universidades públicas estaduais e federais. Então, se você pretende participar desse processo de seleção, preste atenção no próximo edital para não perder o prazo de inscrição.

Gostou de conhecer mais sobre o processo do Sisu? Então, continue acompanhando nosso site e confira várias notícias sobre educação.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

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