IPTU 2021 Brasília – Valor, Calendário de pagamento e Como pagar

Quem mora em Brasília precisa ficar atento ao calendário de pagamento do IPTU no próximo ano. O proprietário de imóvel que não pagar o imposto estará sujeito a pagamento de multa e corre o risco de ficar com o nome sujo.

IPTU 2021 Brasília

O Imposto Predial e Territorial Urbano de Brasília é cobrado anualmente aos donos de imóveis na capital do Brasil e é caracterizado como um tributo para a prefeitura. 

Os brasilienses devem ficar alertas ao prazo de pagamento do IPTU 2021 Brasília para não sofrerem consequências como multa, perda do imóvel e ter o nome sujo.

Consulta e pagamento

Verificar se o pagamento do IPTU do imóvel está em dia é fundamental para garantir os direitos do proprietário. Dessa forma, é possível realizar o procedimento diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal.

  • Primeiro o proprietário deve selecionar a opção desejada entre as informações disponibilizada;
  • Em seguida deve informar o número de inscrição do imóvel e clicar em “Consultar”;
  • Pronto! A consulta ao IPTU será disponibilizada.

O IPTU 2021 Brasília deve ser cobrado em boletos e carnês enviados ao endereço do proprietário. Contudo, caso ocorra a perda do documento é possível emitir a segunda via também pelo site.

Quanto ao pagamento do IPTU os brasilienses podem realizar o processo de duas formas:

  • À vista com descontos até a data de vencimento;
  • Parcelado sem atrasos.

Vale reforçar que a multa para o não pagamento do IPTU 2021 Brasília será cobrada diariamente com valor acrescido ao total de dias.

O pagamento do boleto ou carnê do IPTU 2021 Brasília poderá ser feito nas agências bancárias conveniadas como Banco do Brasil, Itaú, Santander, Inter, entre outros ou diretamente na prefeitura.

 

IPTU deve ser pago por todos os proprietários de imóveis

Valor IPTU 2021 Brasília

O valor determinado para o pagamento do IPTU 2021 Brasília é arrecadado dos proprietários de imóveis brasilienses.

O cálculo do valor do imposto é resultado da multiplicação do valor venal da propriedade com a porcentagem de alíquota estabelecida.

A alíquota determinada para o DF é de 0,3% para terrenos não edificados e com edificações em construção ou demolição; 1% para imóvel não residencial e imóvel residencial portador de alvará de construção; 3% imóvel para fins residenciais.

O recurso é destinado para investimentos na área da saúde, segurança e educação de Brasília. No entanto, mudanças podem ocorrer no valor do imposto de acordo com cada imóvel, pois a conta é realizada conforme o tamanho do imóvel.

Um fator importante em relação ao IPTU 2021 Brasília é que algumas propriedades estão isentas do pagamento do imposto, são elas: 

  • Sedes de projetos culturais;
  • Salas de cinema;
  • Contribuintes que conservam imóveis tombados.

Outro fator importante é sobre o prazo de pagamento do IPTU 2021 Brasília. A prefeitura ainda não informou oficialmente as datas e, por isso, é recomendado acompanhar os veículos de comunicação para se informar.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

1 × três =