IPTU 2021 Manaus: valor, formas de pagamento, isenção e mais

Faltam poucos dias para virada do ano e é bom começar a preparar o bolso para as despesas extras que aparecem nessa época. Quem é proprietário de imóvel, por exemplo, tem que realizar a contribuição do IPTU 2021 em Manaus logo nos primeiros meses. Fique atento às informações abaixo para não perder o prazo de pagamento. Os cidadãos que não honrarem com esse imposto em dia podem ter o nome inscrito na dívida ativa, e ficam vetados de participarem de concorrência pública e licitação. 

Valor 

O preço do IPTU varia. Cada ano a mesma propriedade pode ser cobrada com uma taxa diferente. Para definir isso a prefeitura faz uma avaliação acerca do valor venal do imóvel, que leva em conta o tamanho da área construída, a localização, o acabamento e outros.  

Em seguida, esse valor é multiplicado pela alíquota do IPTU – que também pode ser atualizada todos os anos. Dessa vez, o preço do tributo não deve ser muito diferente do que foi cobrado em 2020, mas com certeza não será idêntico, já que a inflação subiu cerca de 3,5% de lá para cá. 

IPTU 2021 Manaus

Formas de pagamento  

Até março o IPTU 2021 vai poder ser pago à vista, na cota única, com direito a 10% de desconto, desde que o contribuinte não tenha deixado de pagar nenhuma parcela dos anos anteriores. Nesse caso, o desconto cairá para 5%. 

E quem não tiver a quantia para quitar tudo de uma vez, ou simplesmente preferir parcelar, pode pagar em até 10 vezes, sem desconto e sem juros. As parcelas serão cobradas de março a dezembro. 

Para pagar o carnê do IPTU de Manaus basta acessar o Internet Banking da sua agência ou se dirigir até um dos bancos credenciados, que são: 

  • Basa; 
  • Banco do Brasil; 
  • Bradesco; 
  • Caixa Econômica Federal; 
  • Casas Lotéricas; 
  • Itaú; 
  • Santander. 

Isenção 

Conforme a legislação municipal, é possível ser automaticamente dispensado do pagamento do IPTU de Manaus em alguns casos, como quando a pessoa apresenta baixa renda e participa de programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. 

Se o proprietário apresenta doença crônica terminal ou necessidades especiais a isenção deve ser solicitada junto à prefeitura, pelo interessado. Os casos deferidos dão direito à isenção por três anos consecutivos, a partir da data da solicitação. Passado esse período o proprietário deve entrar com um novo pedido de isenção. 

O que é IPTU? 

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é cobrado anualmente a todos os proprietários de imóveis – seja casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outra construção civil em região urbanizada. A forma de cobrar e receber pelo valor fica a critério das prefeituras.   

O dono do território é o responsável por manter o pagamento em dia. Assim, o boleto é emitido sempre no nome dessa pessoa. Todavia, o inquilino pode ficar encarregado de quitar a dívida, desde que ele tenha sido informado com antecedência, no contrato do aluguel.    

O valor do IPTU não é único e varia conforme o requinte do imóvel. O dinheiro arrecadado com a cobrança desse imposto permanece no município e deve ser usado para realizar obras, reparos e melhorias internas. 

Como consultar? 

Se houver alguma dúvida quanto ao IPTU 2021 ou se desejar ver os detalhes da cobrança em relação à sua propriedade, consulte o Portal da Prefeitura de Manaus. Lá é possível também emitir a 2ª via da guia de pagamento deste imposto. 

 Leia também: Como transferir um imóvel? O que diz a lei sobre compra e venda – Saiba como fazer

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

19 − 15 =