IPTU 2021 Porto Alegre – Como consultar, Valor e Pagamento

Brasileiros que possuem imóveis na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, devem se atentar para a cobrança do IPTU 2021. O imposto obrigatório é direcionado a propriedades urbanas como imóveis, terrenos, casas e apartamentos e pode sofrer reajuste para o próximo ano.

IPTU 2021 Porto Alegre

O município de Porto Alegre, localizado no estado do Rio Grande do Sul, bem como todas as outras cidades do Brasil, deve cobrar aos donos de propriedades na região o Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU.

O carnê para pagamento é entregue pelos correios aos donos de imóveis logo no início do ano e, consequentemente, todos os contribuintes devem realizar os pagamentos dentro do prazo determinado pela prefeitura.

Contudo, alguns imprevistos podem ocorrer em processos administrativos e os contribuintes que não receberem o carnê para pagamento podem solicitar a emissão da segunda via diretamente pela internet.

Como consultar

Quem deseja realizar a consulta do IPTU 2021 Porto Alegre pode fazer o procedimento com facilidade. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial da prefeitura;
  2. Forneça as informações solicitadas sobre o imóvel;
  3. Informe a inscrição imobiliária;
  4. Complete o código de segurança
  5. Confirme
  6. Os dados serão disponibilizados para consulta.

Na plataforma será possível observar informações como valor do imposto, como o IPTU é calculado, quais as dimensões das propriedades, entre outras características.

Valor do IPTU 2021 Porto Alegre

Os contribuintes que desejam saber o valor do IPTU 2021 para o município de Porto Alegre devem se atentar para o fato de que as informações oficiais ainda não foram disponibilizadas.

Contudo, é possível acompanhar os canais de comunicação oficial da prefeitura periodicamente para saber se os dados foram divulgados e, evidentemente, se planejar financeiramente para quitar o imposto.

Vale reforçar que o valor total pode ser pago à vista com uma porcentagem de desconto determinada pela prefeitura. Por outro lado, também é possível realizar o parcelamento do valor do IPTU, mas sem a intenção de desconto.

As cobranças do IPTU serão feitas diretamente no carnê, por isso, é fundamental que todos os proprietários tenham a primeira ou a segunda via em mãos para realizar o pagamento no prazo estipulado.

Caso contrário, os donos de imóveis poderão ser prejudicados com multas e até mesmo perder a posse da propriedade para a prefeitura. No entanto, isso só acontece em casos mais extremos e onde há falta de diálogo com os órgãos responsáveis.

 

Pagamento do IPTU é obrigatório e deve ser feito todo ano

Pagamento IPTU 2021 Porto Alegre

Como podemos observar o pagamento do IPTU de POA deve ser feito diretamente pelo carnê emitido pela prefeitura. Sendo assim, é imprescindível ter a via original ou a segunda via.

O contribuinte deverá se dirigir até uma agência bancária, lotérica ou instituição financeira autorizada para realizar o pagamento dentro da data colocada pela prefeitura. Vale reforçar que as consequências podem ser desagradáveis em caso de não pagamento do IPTU 2021 Porto Alegre.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário