IPTU 2021 SP: como consultar, valor e formas de pagamento

Proprietários de imóveis do estado de São Paulo devem ficar atentos ao prazo de pagamento do IPTU 2021. Imposto é cobrado anualmente e o não pagamento pode acarretar em uma série de complicações.

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é empregado aos donos de imóveis urbanos de todo o estado de São Paulo. Essa taxa é cobrada justamente para que o governo e as prefeituras garantam a manutenção de infraestruturas que impactam diretamente nas cidades.

Por conta disso, o IPTU é um dos impostos obrigatórios mais importantes. O pagamento deve ser feito de forma anual e o valor cobrado pode variar de acordo com a determinação de cada prefeitura.

Modelo IPTU

Como calcular o IPTU 2021 em São Paulo

Agora que você já sabe o que é o IPTU e qual a importância da cobrança desse imposto é hora de saber como é realizado o cálculo que determina o respectivo valor

Antes de tudo é fundamental saber que a base do cálculo é feita de acordo com o valor venal do imóvel. No entanto, esse valor pode mudar de acordo com as determinações de cada prefeitura.

De modo geral, são levados em consideração para o cálculo a localização do imóvel, a largura, comprimento, entre outros fatores.

Vale ressaltar que os imóveis que não são usados para moradia têm o cálculo de 1,5% em cima do valor venal. Já as propriedades com fins de moradia têm o cálculo de 1% em cima do valor venal.

O resultado dessas contas é o valor determinado para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano.

 

Imposto é obrigatório e deve ser pago anualmente

Como consultar IPTU 2021?

A consulta do IPTU 2021 pode ser realizada para constatar se o imóvel está de acordo com as legislações determinadas pelo estado e até mesmo para a resolução de pendências administrativas.

Para fazer a consulta do IPTU na cidade de São Paulo basta entrar no site oficial da prefeitura. Os dados sobre 2021 ainda não foram divulgados, mas é possível ver as informações de 2020.

Após entrar no site vá na opção “Serviços”, pesquise por débitos e solicite a consulta. Você deverá digitar o número de inscrição do imóvel e clicar em “Pesquisar”. Em seguida você terá acesso às informações desejadas.

Vale ressaltar que as informações sobre o IPTU 2021 podem ser disponibilizadas a qualquer momento pela prefeitura e, por isso, é importante ficar atento aos veículos de comunicação oficial da cidade de São Paulo.

Como pagar IPTU 2021 SP

Para realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano é necessário se dirigir aos terminais de autoatendimento bancários ou realizar o procedimento pelo internet banking.

Os bancos conveniados são:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Outros.

Pagamentos à vista ganham desconto de 3% até a data de vencimento. Quem não pagar estará sujeito à multa, perda ou leilão da propriedade, além da concessão legal do imóvel para utilização da prefeitura.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

vinte − 13 =