IPTU 2021 Fortaleza: formas de pagamento, valor, descontos e mais

Você proprietário de imóvel já está se programando para quitar o IPTU 2021 Fortaleza? Saiba que a prefeitura do município vai começar a cobrar os contribuintes a partir de janeiro. O pagamento é obrigatório e é bom ter cuidado para não atrasar. Além de perder o desconto, a pessoa que não pagar em dia pode ter o nome no registrado no Serviço de Proteção ao Crédito do Serasa e ser multada com juros e outros acréscimos. Para não deixar isso acontecer, fique atento às informações a seguir. 

Qual o valor? 

O valor do IPTU pode sofrer alteração em cada temporada de cobrança. As prefeituras são responsáveis por definirem a alíquota para o tributo anualmente. A partir daí é feito um cálculo que multiplica a alíquota com o valor venal do imóvel. 

O valor venal nada mais é que o preço da propriedade estipulado pelo poder público. Para isso, alguns fatores são levados em consideração, como o tamanho da área construída, a localização e o acabamento. 

O valor cobrado pelo IPTU Fortaleza 2021 não deve sofrer grandes variações em relação ao preço de 2020, já que a prefeitura manteve a mesma porcentagem da alíquota anterior. No entanto, não será exatamente igual porque sofre correção monetária –inflação. 

IPTU Fortaleza 2021

Como pagar? 

Diferentemente de outros municípios, onde disponibilizam o boleto só pela internet, a Prefeitura de Fortaleza optou por continuar enviando a guia de pagamento do IPTU para os endereços cadastrados, através do serviço de correspondência dos Correios, e vão começar a serem entregues logo em janeiro.  

Quem quitar IPTU 2021 Fortaleza na cota única e com antecedência terá direito a maior desconto sobre o valor. Veja: 

  • Pagamento em janeiro: 10% 
  • Pagamento em março: 7,5% 
  • Pagamento em abril: 5%  

A partir do mês de maio não haverá mais desconto. Quem decidir pelo parcelamento pode pagar em até 11 vezes, desde que o valor da mensalidade seja de R$54,86 no mínimo. O vencimento das parcelas acontecerão sempre no 5º dia do mês. Caso a data caia no feriado ou no fim de semana, a dívida deve ser paga no próximo dia útil. 

Lembre-se que a guia de pagamento enviada para os proprietários só dá a opção de pagar em até três mensalidades. Portanto, se a intenção for dividir em mais parcelas será necessário emitir o próprio boleto no site da prefeitura. 

Já com a guia em mãos você poderá escolher entre as instituições bancárias conveniadas para realizar o pagamento, incluindo as casas lotéricas. Para esse procedimento é necessário portar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). 

Quem tem direito à isenção? 

De acordo com a lei em vigor fica dispensado do pagamento do IPTU em Fortaleza os cidadãos que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$3.135,00) e têm um único imóvel. Nesses parâmetros, pode se beneficiar da isenção quem for: 

  • Aposentado; 
  • Associação de moradores; 
  • Ex-combatente; 
  • Funcionário público do município (em exercício ou não); 
  • Pessoa considerada inválida (permanentemente); 
  • Pessoas com menos de 18 anos e sem pai e mãe vivos; 
  • Polígono; 
  • Pensionista; 
  • Sede do Clube Social; 
  • Viúvo. 

O que é IPTU? 

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é cobrado anualmente a todos os proprietários de imóveis – seja casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outra construção civil em região urbanizada. A forma de cobrar e receber pelo valor fica a critério das prefeituras.  

O dono do território é o responsável por manter o pagamento em dia. Assim, o boleto é emitido sempre no nome dessa pessoa. Todavia, o inquilino pode ficar encarregado de quitar a dívida, desde que ele tenha sido informado com antecedência, no contrato do aluguel.   

O valor do IPTU não é único e varia conforme o requinte do imóvel. O dinheiro arrecadado com a cobrança desse imposto permanece no município e deve ser usado para realizar obras, reparos e melhorias internas. 

Como consultar meu IPTU? 

Caso suas dúvidas não tenham sido completamente solucionadas você pode acessar mais informações diretamente no site da Prefeitura de Fortaleza. Lá é possível, ainda, consultar o valor do IPTU 2021 referente ao seu imóvel, fazer o parcelamento de até 11 vezes e emitir a 2ª via do boleto atual ou de cobranças passadas. 

 Leia também: Como transferir um imóvel? O que diz a lei sobre compra e venda – Saiba como fazer

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

1 × 5 =