IPTU 2021 Salvador: confira valor, formas de pagamento e possibilidades de desconto

Você já fez seu planejamento financeiro para os gastos do fim do ano? Caso não, ainda dá tempo. Afinal, 2020 fica no passado, mas os boletos seguem em aberto. E quem tem imóvel não pode se esquecer do IPTU 2021 Salvador. Se não for pago em dia, o valor desse tributo é transformado em dívida ativa e pode levar a problemas judiciais. Para não passar por esse transtorno vale a pena conhecer desde já as formas de pagamentos e as possibilidades de obter desconto. 

Como pagar?  

É possível pagar o IPTU 2021 Salvador em cota única, à vista, com direito a desconto por antecipação. O valor do desconto vai vir informado no carnê, que por sua vez será entregue nos endereços cadastrados. Já no caso de não possuir o valor total para quitar o tributo pode optar pelo parcelamento, sem desconto. 

Quem participa do recadastramento do IPTU pode definir a melhor data para o vencimento do carnê. E para quem não fizer, deve pagar até o dia 5 de cada mês. Se por acaso cair no fim de semana ou feriado, o vencimento é transferido para o próximo dia útil. Abaixo está o nome das instituições financeiras onde será possível realizar o pagamento: 

  • Banco do Brasil; 
  • Banco Mercantil do Brasil; 
  • Banco do Nordeste (BNB); 
  • Bancoob; 
  • Bradesco; 
  • Caixa Econômica Federal; 
  • Casas Lotéricas; 
  • Citibank; 
  • Itaú Unibanco; 
  • Santander. 

Lembrando que cabe à Prefeitura de Salvador atualizar todos os anos as informações sobre os prazos para pagamento e detalhes do parcelamento do IPTU no município. Para 2021, esses dados precisos ainda não foram divulgados, mas a distribuição dos carnês deve acontecer a partir de janeiro. 

IPTU 2021 SSA

Quem tem direito à isenção? 

No geral, o IPTU é um tributo obrigatório e deve ser pago anualmente. Todavia, algumas propriedades ficam dispensadas de realizar o pagamento, são essas: 

  • Propriedade localizada na zona rural; 
  • Propriedade no nome de membro da Marinha Mercante; 
  • Imóveis alugados para a prefeitura; 
  • Imóvel cedido ao município. 

Desconto de 40% no IPTU de estabelecimentos turísticos 

Em agosto deste ano o prefeito em exercício, Antônio Carlos Magalhães Neto, apresentou o Projeto de Lei (PL nº221/2020) que instituía o desconto de 40% sobre o valor do IPTU 2021 Salvador. Agora que foi sancionado o PL vai beneficiar os estabelecimentos turísticos do município até 2023, no mínimo. 

A medida faz parte de uma série de ações que visam amenizar os impactos negativos causados pela pandemia do novo coronavírus na economia. Vale ressaltar que para ter direito ao desconto a empresa precisa fazer parte do Programa Especial de Incentivos Fiscais à Atividade Turística Proturismo. 

O que é IPTU?  

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é cobrado anualmente a todos os proprietários de imóveis – seja casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outra construção civil em região urbanizada. A forma de cobrar e receber pelo valor fica a critério das prefeituras. 

O dono do território é o responsável por manter o pagamento em dia. Assim, o boleto é emitido sempre no nome dessa pessoa. Todavia, o inquilino pode ficar encarregado de quitar a dívida, desde que ele tenha sido informado com antecedência, no contrato do aluguel.  

O valor do IPTU não é único e varia conforme o requinte do imóvel. O dinheiro arrecadado com a cobrança desse imposto permanece no município e deve ser usado para realizar obras, reparos e melhorias internas. 

Como consultar?  

Quem quiser saber mais detalhes sobre o pagamento do IPTU 2021 em Salvador pode fazer uma consulta online. Para isso, basta acessar o portal da Secretaria de Fazenda, em seguida clique na palavra “IPTU” em destaque. Na mesma página de navegação é possível ainda emitir a 2ª via da guia de pagamento. 

Leia também: Licenciamento 2021 Detran BA: confira Tabela de Pagamento, Consulta e Valores

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário