IPVA 2021 Detran AM – Qual o Valor? Onde Consultar? Tabela de Datas e Valores

O imposto obrigatório IPVA é cobrado de forma anual pelo Detran AM aos veículos automotores. É importante que o pagamento seja feito no prazo estabelecido para que não ocorra a aplicação de multas e outras penalidades.

IPVA 2021 Detran AM

Recolhido anualmente pelo Departamento de Trânsito do estado do Amazonas, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é aplicado aos proprietários de automóveis como carro, moto, caminhão, ônibus e outros modelos.

O pagamento do IPVA 2021 Detran AM possibilita a circulação dos veículos em vias públicas e promove o licenciamento.

O não pagamento desse tributo pode implicar na aplicação de multa, pontos na Carteira Nacional de Habilitação e até mesmo na apreensão do automóvel.

Consulta IPVA 2021 Detran AM

A preocupação em estar com a documentação dos automóveis em dia é indispensável aos proprietários e motoristas. Esse cuidado é essencial para que pendências financeiras e burocráticas sejam regularizadas.

Para isso, é disponibilizado aos donos de automóveis o acesso às condições de seus carros, motos, ônibus ou caminhões. Esse procedimento pode ser realizado por meio de consulta no site da Secretaria da Fazenda do Amazonas.

No portal ainda é possível observar questões como a 2ª via do boleto, débitos, multas a pagar, e prazos. Como consultar:

  1. Selecione “IPVA – Lançamento e Impressão”;
  2. Selecione “Consulta Lançamento e Impressão DAR”;
  3. Informe o Renavam em “Consulta Lançamento de IPVA”;
  4. Selecione “Consultar”;
  5. Pronto! O acesso ao IPVA 2021 Recife será permitido.

Utilizar a consulta do IPVA 2021 Detran AM é fundamental para que os proprietários saibam como anda a situação dos automóveis.

 

IPVA é obrigatório e deve ser pago anualmente

Tabela e calendário de pagamento

A tabela do IPVA do estado do Amazonas informa as datas de pagamentos do imposto de acordo com o número final do emplacamento do carro.

Para 2021 as datas oficiais ainda não foram divulgadas pelos órgãos responsáveis.

Dessa forma, é importante ficar de olho nos veículos de comunicação das prefeituras para se informar sobre os prazos corretos assim que forem divulgados.

Vale ressaltar que o proprietário que realizar o pagamento do IPTU dentro do prazo estabelecido pode obter uma porcentagem considerável de desconto no valor final, podendo variar entre 10% e 5% em parcela única ou na segunda cota, respectivamente.

A Secretaria da Fazenda do Amazonas tem como base para o cálculo do IPVA os valores determinados pela tabela FIPE, as alíquotas e o valor venal dos automóveis. Esses recursos são multiplicados e então o valor do IPVA é obtido.

Sobre a alíquota, no Amazona os valores são:

  • 2% – para ônibus, motos, triciclos, caminhões até mil cilindradas;
  • 3% – para veículos de passeio, comerciais leves, de esporte ou corrida, acima de mil cilindradas.

Contudo, a porcentagem pode variar de acordo com alterações no valor venal do veículo ou atualizações administrativas.

Onde pode pagar o IPVA no Amazonas

O pagamento do IPVA 2021 Detran AM pode ser realizado nas instituições bancárias credenciadas como:

  • Bradesco;
  • Unibanco;
  • Lotéricas;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal.

No entanto, os correntistas do Banco do Brasil também podem pagar o IPVA 2021 Detran AM diretamente pela internet ou nos caixas de autoatendimento.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

4 × dois =