IPVA 2021 Detran DF: confira tabela, data, valor e como consultar

A virada de ano é sempre seguida de vários boletos, inclusive do IPVA 2021 DF. Os brasilienses que possuem veículo próprio já podem começar a se programar para pagar esse tributo, que é obrigatório e se aplica a todos os meios de transporte automotores. O não pagamento pode acarretar a apreensão do veículo durante as operações de trânsito – blitz. 

Os valores cobrados pelo IPVA podem sofrer alterações em cada temporada de cobrança. No entanto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) divulgou que serão mantidas as mesmas taxas de alíquotas que foram usadas para o cálculo em 2020. Sendo assim, fica estabelecido: 

  • 1%: para tratores, micro-ônibus, caminhões, ônibus e tratores de esteira, de rodas ou mistos; 
  • 2,5%: para ciclomotores, motonetas, motocicletas, quadriciclos e triciclos; 
  • 3,5: para caminhonetes, automóveis, caminhonetas, utilitários e demais veículos. 

Para ter ideia de quanto dinheiro você irá gastar com esse imposto, multiplique a alíquota destinada ao seu modelo de veículo com o valor de venda dele. O resultado da conta será o preço do tributo, aproximadamente. 

IPVA 2021 Brasília

Tabela  de pagamento IPVA Detran DF 2021

Como de costume, o prazo para cada pessoa pagar o IPVA em 2021 no DF é organizado por meio de uma tabela que usa como critério o último dígito da placa. Quem não puder pagar o valor à vista pode parcelar em até três vezes. Nesse caso, as mensalidades serão cobradas em abril, maio e junho. 

Confira qual a data limite para você quitar a dívida do seu veículo: 

Último dígito da placa 

Cota única / 1ª parcela  2ª Parcela  3ª Parcela 
1 – 2   09/04  14/05 

18/06 

3 – 4  

10/04  15/05  19/06 
5 – 6   11/04  16/05 

20/06 

7 – 8  

12/04  17/05  21/06 
9 – 0   13/04  18/05 

22/06 

Como pagar o imposto?

Diferentemente dos anos anteriores, o serviço de entrega dos boletos referentes ao IPVA de 2021 não será atribuído aos Correios. Agora, cabe ao cidadão acessar o site do Detran para emitir o documento e pagar. Essa operação pode ser feita nas lotéricas, nas unidades de autoatendimento ou nas agências dos seguintes bancos:

  • Banco de Brasília; 
  • Banco do Brasil; 
  • Bradesco. 
  • Caixa Econômica Federal; 
  • Itaú; 
  • Santander. 

O que é IPVA? 

Como sugere o próprio nome, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor trata-se da quantia cobrada anualmente pelos governos estaduais a todos os proprietários de veículos automotores – moto, carro, caminhão, caminhonete, caminhoneta, ônibus, trator, avião, reboque e semirreboque.  

O total do valor arrecadado com o pagamento do IPVA é dividido meio a meio entre a cidade e o estado correspondente. Esse imposto precisa ser pago para que o condutor, em seguida, possa quitar o licenciamento, pois estão interligados. O atraso ou o não pagamento do IPVA podem ocasionar multas, sete pontos na carteira de habilitação, problemas com a justiça e até apreensão do veículo. 

Enquanto que a quantia da Taxa Rodoviária Única (TRU) serve de verba para reparar ou construir rodovias, o IPVA não está relacionado à prestação de serviços. Ao invés disso, ele é depositado no caixa do Tesouro do Distrito Federal, e então pode ser investido na previsão orçamentária que tiver sido estipulada pelo governador em exercício e financiar saúde, educação, segurança e outros. 

Onde consultar IPVA Distrito Federal?

O IPVA 2021 do DF e outras taxas referentes ao veículo (como multas de trânsito, Seguro DPVAT, e licenciamento) podem ser consultados online pelo proprietário do bem. Outra coisa que pode ser útil aos cidadãos é ferramenta para emissão da 2ª via da guia de pagamento do IPVA. Qualquer uma dessas necessidades estão contempladas no site do Detran, a partir de agora.  

Caso ainda exista alguma dúvida é possível entrar em contato com a instituição por telefone, ligando para o (61) 3120-9800 ou indo até lá, no endereço Shopping Popular Parque Ferroviário de Brasília s/n Pq. Ferroviário, DF, Cep 70631-970. 

 Leia também: Renavam 2021 Detran DF – Consulta, Valores e Como Pagar

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

17 − sete =