IPVA 2021 Detran PA – Qual o Valor? Onde Consultar? Tabela de Datas e Valores

Assim como todo começo de ano, 2021 também terá diversos compromissos financeiros incluindo o pagamento do IPVA. Dessa forma, todos os proprietários de veículos devem se preparar para o vencimento deste imposto, bem como o estado do Pará.

IPVA

O cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos varia de acordo com alguns fatores pré determinados pelo Departamento de Trânsito, órgão responsável pelo IPVA, bem como o valor venal do veículo relativo ao ano da cobrança.

Além disso, também é considerada a tabela FIPE como a base de cálculo do imposto, considerando o valor de cada veículo diante do modelo e ano de fabricação. A alíquota também influencia no preço final, sendo 2,5% para carros de passeio e 1% para motocicletas, caminhões, tratores, ônibus e micro-ônibus.

 

IPVA deve ser quitado antes do prazo de vencimento

Outro detalhe importante sobre o valor cobrado pelo IPVA é que os preços podem diminuir de acordo com a idade do veículo e, em alguns casos, é considerada a isenção do imposto após 15 anos de fabricação.

Além da isenção também existem alguns descontos sobre o valor total do IPTU como:

  • Pagamento em cota única sem registro de multas há dois anos – 15% de desconto;
  • Pagamento em cota única sem multas no último ano – 10% de desconto;
  • Somente pagamento em cota única – 5% de desconto.

Tabela de datas

O pagamento do IPVA 2021 PA é feito com base no número final da placa dos veículos.

  • Final da placa 1: entre 6 de janeiro e 20 de março;
  • Final da placa 2: entre 27 de janeiro e 17 de abril;
  • Final da placa 3: entre 24 de fevereiro e 1 de maio;
  • Final da placa 4: entre 23 de março e 5 de junho;
  • Final da placa 5: entre 20 de abril e 3 de julho;
  • Final da placa 6: entre 11 de maio e 7 de agosto;
  • Final da placa 7: entre 15 de junho e 4 de setembro;
  • Final da placa 8: entre 13 de julho e 2 de outubro;
  • Final da placa 9: entre 17 de agosto e 6 de novembro;
  • Final da placa 0: entre 14 de setembro e 27 de novembro.

Para esses pagamentos são fornecidas três parcelas e, por isso, é importante ficar de olho nas datas exatas de cada parcela.

O pagamento da fatura pode ser feito nos bancos Banpará, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Consulta IPVA 2021 Detran PA

O proprietário que deseja saber mais informações sobre o veículo pode recorrer ao processo de consulta disponibilizado pelo Detran PA.

Esse procedimento permite que o dono do automóvel tenha consciência sobre possíveis pendências, débitos e serviços não realizados.

É importante fazer a consulta, pois caso exista algum procedimento em aberto o proprietário pode estar sujeito à multa, pontos na carteira de habilitação e até mesmo ter o veículo apreendido.

Por isso, para fazer a consulta do IPVA a Secretaria de Estado da Fazendo do Pará disponibiliza o serviço de modo online, basta entrar no site oficial do órgão. Para ter acesso aos dados e informações é só preencher o campo com o número do Renavam e pronto.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

dois + 3 =