IPVA 2021 Detran RS – Qual o Valor? Onde Consultar? Tabela de Datas e Valores

O pagamento do IPVA deve ser feito todos os anos de modo que seja garantida a regularização dos automóveis. O procedimento deve ser realizado pelos proprietários de veículos de acordo com a determinação do Detran do Rio Grande do Sul.

O que é IPVA

A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, essa é uma cobrança aplicada diretamente às pessoas que possuem carros, motos, caminhões, ônibus, micro-ônibus ou outros veículos terrestres definidos pelo Departamento de Trânsito.

O Detran, como é usualmente chamado pela população, é um órgão de responsabilidade do Poder Executivo Estadual. A principal atuação do Detran é fiscalizar e estabelecer normas para que novos condutores se formem. 

No estado do Rio Grande do Sul o Detran age constantemente para garantir a educação de trânsito, fornecer documentos essenciais aos condutores, habilitar motoristas e resolver questões de âmbito administrativo, bem como a regularização dos veículos.

Diante da regularização desses automóveis está a cobrança do IPVA, um dos impostos mais importantes empregados aos cidadãos de todo o país, incluindo o estado do RS.

Consulta IPVA 2021 Detran RS

Os gaúchos interessados em realizar a consulta do IPVA 2021 Detran RS podem realizar o procedimento diretamente pelo site oficial do governo do estado. Para isso, basta clicar aqui.

O cidadão será direcionado para uma página com uma série de serviços relativos ao Detran RS, bem como consultas de taxas, licenciamento, multas, pendências, CNH, Bom Motorista, serviços gerais, dados de arrecadação, descontos e, obviamente, IPVA.

 

Pagamento do IPVA deve ser feito no próximo ano

Tabela de datas IPVA 2021 Detran RS

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em circulação será considerado a partir do dia 1 de janeiro de 2021. Os vencimentos começam a partir de abril conforme o final das placas.

  • Final da placa 1: 1 de abril
  • Final da placa 2: 5 de abril
  • Final da placa 3: 7 de abril
  • Final da placa 4: 9 de abril
  • Final da placa 5: 12 de abril
  • Final da placa 6: 14 de abril
  • Final da placa 7: 16 de abril
  • Final da placa 8: 19 de abril
  • Final da placa 9: 23 de abril
  • Final da placa 0: 26 de abril

Vale ressaltar que o pagamento do IPVA 2021 Detran RS poderá ser quitado em cota única ou parcelado diretamente nos Bancos da rede credenciada Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. 

No Banco do Brasil o pagamento deverá ser feito nos terminais de auto-atendimento ou pela internet pela modalidade débito em conta.

Valor do IPVA 2021 Detran RS

O valor do IPVA 2021 Detran RS ainda não foi oficialmente divulgado pela prefeitura e nem pelo órgão responsável. Contudo, é possível informar que o cálculo do imposto é feito pela multiplicação do valor venal do veículo determinado pela tabela Fipe x a alíquota do IPVA.

Sendo assim, para saber o valor do IPVA basta acompanhar os canais de comunicação oficiais do estado e aguardar pela divulgação da informação.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário