Leilão de Carros Online – Saiba como participar com segurança

Boa parte dos brasileiros compartilha do sonho de ter o próprio veículo. Afinal, não é só um bem material, trata-se da liberdade de ir e vir sem depender de transporte público – que por aqui não é dos melhores. O problema é que se o orçamento já era apertado ficou mais ainda com a crise econômica impulsionada pela pandemia. A boa notícia é que existem outros meios de comprar um carro sem ficar com a corda no pescoço. Conheça agora o leilão de carros online e veja como participar de forma segura. 

Como funciona o leilão de carro? 

Tal como acontece com outros produtos, no leilão de carros online vence o participante que der o maior lance, ou seja, quem se dispor a pagar mais. Ainda assim essa modalidade de venda costuma ser muito viável para as pessoas que não têm condição de investir em um carro novo ou mesmo usado, pelos meios tradicionais de compra. 

Os automóveis leiloados podem ser adquiridos por um valor até 60% menor que o de mercado, isso significa uma margem altíssima de desconto, e em alguns casos é permitido ainda o pagamento financiado. Quanto ao tipo de veículo fique tranquilo, pois dá para encontrar uma imensa variedade deles nos eventos de leilões, tanto no quesito de marca, quanto na questão do modelo. 

Leilão de carros online

Como participar? 

Primeiramente, quem se interessar em participar de leilão de carros online deve conhecer as plataformas de venda da internet. Para isso você precisa fazer uma busca no navegador e escolher o melhor site mediante suas necessidades. Mas atenção, certifique-se da segurança e da reputação do endereço eletrônico para não cair em nenhum golpe por aí. 

Feito isso o próximo passo é informar seus dados no portal do evento. A maioria deles solicita os números do CPF, RG e um comprovante de residência. Pode ocorrer da plataforma pedir também um termo de responsabilidade ao participante para caso compra do veículo. 

Por que devo ler o edital? 

A leitura do edital é indispensável aos candidatos à compra de carro em leilão online. O documento deve conter todas as informações acerca das regras do evento, do prazo, das formas de pagamento e possíveis taxas extras. 

Também não deixe de conferir a ficha de descrição do veículo antes de fazer negócio. A partir dela você fica sabendo de todas as particularidades do carro, como o estado de conservação, a cor e o ano de lançamento. Tenha plena certeza do seu interesse pelo produto antes de fazer a oferta, pois os lances não podem ser retirados. 

Melhor que o leilão presencial? 

Se está em dúvida entre participar de um leilão de carro online ou presencial, saiba que a diferença de um para outro é mínima. Todo o trâmite do cadastro na plataforma da empresa, da transferência de titular na documentação e contrato obedecem ao mesmo regimento. Aliás, essa modalidade cresceu muito em meio à pandemia do novo coronavírus, pela praticidade e por ser ideal para o distanciamento social. 

Quais cuidados antes de comprar um carro em leilão? 

Como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”. Para se garantir em relação à procedência do carro no leilão online, você pode usar o Portal do Detran para fazer uma consulta do histórico com o número do Renavam. Dessa forma, ficará ciente de quaisquer ocorrências que tenham envolvido o veículo desde o momento em que ele saiu de fábrica. E por último, caso seja do seu interesse, solicite uma visita ao local onde o veículo está hospedado para ver pessoalmente os detalhes da conservação. 

 Leia também: Leilão de Carros Recuperados – Saiba como funciona

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário