Licenciamento 2021 Detran AM: Consulta, Tabela Pagamento, Datas e Valores

O ano novo se aproxima e quem tem veículo deve começar a pensar nas despesas extras que estão a caminho, como o licenciamento 2021 no Amazonas. O pagamento desse imposto é obrigatório a todos os meios de transporte terrestres e começa a ser cobrado a partir de janeiro.  

Quem deixar o licenciamento para última hora perde o benefício do desconto. E quem não pagar de forma alguma pode ser acometido com a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multa e até mesmo apreensão do veículo. Lembre-se que para quitar o licenciamento as taxas do Seguro DPVAT e do IPVA precisam estar em dia.  

O que é licenciamento?  

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) – ou simplesmente licenciamento – nada mais é que o documento de identificação, cujo porte é obrigatório para sinalizar aos órgãos de trânsito que o transporte tem condições de estar em circulação nas vias públicas. A norma está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se aplica a carro, caminhão, moto, van, ônibus, reboque, semirreboque e outros.     

No caso dos veículos de reboque e semirreboque, basta pagar a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) para obter a regularização do licenciamento. Mas atenção, proprietários de veículos de qualquer natureza que tiverem multas de trânsito em aberto no nome precisam quitá-las para que o licenciamento seja liberado. 

Licenciamento 2021 AM

Valor 

O valor do CRLV pode mudar a cada ano, mas diferente de outros impostos ele não varia conforme o modelo ou marca do veículo. Cabe ao Detran divulgar os reajustes do preço do licenciamento 2021 do Amazonas. Apesar da informação não ter sido confirmada ainda, para o próximo ano a taxa deve ficar em torno de R$100,00. 

Tabela de pagamento 

Além do valor, a cada temporada de cobrança o Detran local deve divulgar também a tabela de pagamento atualizada. Até então não foram anunciados os prazos para o licenciamento 2021 Amazonas. Todavia, sabe-se que o critério usado para organizar e orientar os contribuintes é o final da placa. Confira a previsão do vencimento para o seu veículo de acordo com a tabela mais recente: 

Último dígito da placa 

1ª Parcela  2ª Parcela  3ª Parcela 
1  29 de janeiro  29 de fevereiro 

31 de março  

2 

29  de fevereiro   31 de março   29 de abril  
3  31 de março   29 de abril  

31 de maio  

4 

29 de abril    31 de maio   30 de junho  
5  31 de maio  30 de junho  

29 de julho  

6 

30 de junho   29 de julho   31 de agosto  
7  29 de julho   31 de agosto  

30 de setembro  

8 

31 de agosto   30 de setembro   31 de outubro  

9 

30 de setembro   31 de outubro  

30 de novembro  

0  31 de outubro  30 de novembro  

30 de dezembro  

Como pode notar, são três oportunidades de pagar o licenciamento. Mas não confunda, todas se tratam de cota única e não é possível dividir o valor. A diferença é que quem pagar na 1ª parcela vai ter 10% de desconto, na 2ª tem 5%, e na 3ª parcela nenhum. 

Para fazer o pagamento do licenciamento AM 2021 basta se dirigir a um dos bancos conveniados, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander, ou acessar o internet banking da instituição onde você é cliente. Saiba que o boleto só pode ser pago nas agências até a data do vencimento. 

Como consultar o licenciamento? 

É possível realizar a consulta do licenciamento 2021 AM pelo site oficial do Departamento de Trânsito, no ícone “Iniciar processo”. Para isso você vai precisar do número do Renavam. Se ainda lhe restar alguma dúvida acerca do licenciamento ou mesmo sobre outros impostos voltados a veículos, você pode procurar se informar diretamente com o órgão pelo telefone, ligando no (92) 3236-3783 ou (92) 98458-8887. 

 Leia também: IPVA 2021 Detran AM – Qual o Valor? Onde Consultar? Tabela de Datas

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário