Licenciamento 2021 Detran CE – Consulta, Tabela Pagamento, Datas e Valores

Já são os últimos dias de 2020 e com certeza tem muita gente contente com o fim desse ciclo. Mas não se esqueça de que você proprietário de veículo precisa arcar com alguns tributos logo em seguida da virada, que é o caso licenciamento 2021 Ceará. Quem deixar de pagar em dia pode sofrer acréscimo de juros. Já a negligência total ao tributo acarreta em multa, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e até punições mais graves, como o recolhimento do veículo.  

O que é licenciamento? 

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) – ou simplesmente licenciamento – nada mais é que o documento de identificação, cujo porte é obrigatório para sinalizar aos órgãos de trânsito que o transporte tem condições de estar em circulação nas vias públicas. A norma está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se aplica a carro, caminhão, moto, van, ônibus, reboque, semirreboque e outros.      

No caso dos veículos de reboque e semirreboque, basta pagar a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) para obter a regularização do licenciamento. Mas atenção, proprietários de veículos de qualquer natureza que tiverem multas de trânsito em aberto no nome precisam quitá-las para que o licenciamento seja liberado. 

Licenciamento Ceará 2021

Valor 

É atribuição do Departamento de Trânsito (Detran) estadual divulgar quaisquer reajustes no valor do licenciamento para o ano vigente. Até o momento não está oficializado qual será a taxa cobrada para a regulamentação do licenciamento de 2021 no Ceará.  

Espera-se que não seja muito diferente do que foi estabelecido em 2020, quando as motos foram taxadas em R$127,00 e os demais veículos em R$149,00. Todavia, o valor deve reagir à inflação, que subiu em 3,5% nos últimos meses. Os números precisos e atualizados devem ser informados logo mais pelo órgão através dos meios de comunicação – noticiários, rádio, televisão, internet – e pelo portal online do Detran CE. 

Será possível pagar o boleto do licenciamento de 2021 Ceará em qualquer uma das agências conveniadas, são elas: Banco do Brasil; Banco Popular; Bradesco; Caixa Econômica Federal; Casas lotéricas; Correios; Itaú; e Santander. O pagamento pode levar até cinco dias para ser compensado pelo sistema e após esse período o CRLV renovado fica disponível para emissão. 

Tabela de pagamento  

Outro item que também é definido pelo Detran de cada estado é a tabela de pagamento. Ainda não foi comunicada a ordem para os pagamentos do licenciamento de 2021 no Ceará, mas a tabela sempre é organizada com base na terminação da placa do veículo. Veja como está atualmente: 

Último dígito da placa 

Mês de pagamento 

1 

Março 
2 

Abril  

3 

Maio  
4 

Junho  

5 

Julho  
6 

Agosto  

7 

Setembro  
8 

Outubro  

9 

Novembro  
0 

Dezembro 

Como obter o CRLV renovado? 

Em abril deste ano o Detran afirmou que o documento do licenciamento continuará sendo entregue nas residências dos proprietários de veículos automotores, pois apesar de ter sido lançado o modelo digital – visando o distanciamento social como prevenção ao contágio por coronavírus – a adesão foi abaixo do esperado.  

Dessa forma, a indicação do órgão é para que cada pessoa imprima o próprio CRLV a partir de 2021. A alternativa é uma boa opção especialmente para aqueles que trabalham como motoristas e que dependem do documento para circular nas vias públicas, pois dessa forma não é preciso aguardar a entrega dos Correios (que leva até 60 dias para acontecer). 

O Detran disse ainda que, após o período de transição, irá analisar junto à Assembleia Legislativa se mantém a entrega do documento físico do CRLV ou se irá disponibilizar somente a via eletrônica. Caso a mudança ocorra a taxa de expedição será retirada. 

Como consultar? 

Se ainda lhe resta algum questionamento acerca do tributo, acesse o site oficial do Detran do Ceará. Lá, com o número do Renavam ou do Chassi você poderá saber o valor do licenciamento 2021 do seu veículo, consultar multas e outras taxas que tenham sido aplicadas, além de emitir a 2ª via da guia de pagamento. 

 Leia também: IPVA 2021 Detran CE – Qual valor? Onde consultar? Tabela de datas e Valores

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário