Licenciamento 2021 Detran PE: Consultar, Tabela Pagamento, Datas e Valores

Talvez você já tenha perdido as contas de quanto seu veículo consome do orçamento mensal, afinal, são muitas as despesas com manutenção, limpeza e combustível. Mas é bom dosar os gastos na virada de ano porque os boletos não vão ficar para trás junto com 2020. Aliás, já em fevereiro todos os proprietários de veículos devem começar a quitar a taxa de licenciamento 2021 Pernambuco (PE), que é obrigatório.  

Quem deixar para pagar de última hora perde o benefício do desconto. A multa por atraso no licenciamento é de 0,25% da quantia por dia de atraso. E quem não pagar de forma alguma o licenciamento PE 2021 pode ser punido – caso seja pego durante as operações policiais no trânsito – com multa, retirada de pontos na Carteira Nacional de Habilitação e até apreensão do veículo.  

Valor 

A taxa do licenciamento 2021 Pernambuco pode ser ajustada a cada temporada de cobrança. Dessa forma, cabe ao Detran atualizar o valor, que até o momento não foi informado com exatidão. No entanto, com base no que vem sido cobrado nos anos anteriores, é muito provável que o valor gire em torno de R$100,00. A taxa será a mesma independente do modelo ou marca do veículo. 

Licenciamento PE 2021

Tabela de pagamento 

A tabela é a forma de orientar e organizar os pagamentos da taxa de licenciamento dos veículos no estado. Para isso usa-se como critério o último dígito da placa. O prazo de pagamento pode sofrer alterações a cada ano e também é de responsabilidade do Detran local divulgar a tabela para o licenciamento de Pernambuco 2021. 

O pagamento poderá acontecer em cota única, à vista, ou parcelado em até três vezes, em um dos bancos conveniados: Bancos do Brasil; Banco Postal; Bradesco; Caixa Econômica Federal; Casas Lotéricas; Itaú; e Santander. Confira a previsão para os prazos: 

Final da placa  

Cota única & 1ª Parcela  2ª Parcela 

3ª Parcela 

1 – 2  

01/02  06/03  07/04 
3 – 4   07/02  10/03 

14/04 

5 – 6  

11/02  13/03  17/04 

7 – 8  

19/02  18/03 

23/04 

9 – 0   28/02  25/03 

30/04 

Vale lembrar que essa mesma tabela serve como referência para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 de Pernambuco, só após o pagamento desse imposto é possível quitar o licenciamento. 

O que é licenciamento? 

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) nada mais é que o documento de identificação, cujo porte é obrigatório para sinalizar aos órgãos de trânsito que o transporte tem condições de estar em circulação nas vias públicas. A norma está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se aplica a carro, caminhão, moto, van, ônibus, reboque, semirreboque e outros.    

No caso dos veículos de reboque e semirreboque, basta pagar a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) para obter a regularização do licenciamento. Mas atenção, proprietários de veículos de qualquer natureza que tiverem multas de trânsito em aberto no nome precisam quitá-las para que o licenciamento seja liberado. 

Como consultar o licenciamento? 

Caso tenha restado alguma dúvida ou queria obter mais informações acerca do licenciamento 2021 Pernambuco você pode acessar o portal do Detran PE. Na página, basta clicar na opção “Veículo”, preencher o campo em branco com o número da placa do seu veículo, e por fim clicar em “Consultar”. 

 Leia também: IPVA 2021 Detran PE – Qual valor? Onde consultar? Tabela de datas e Valores

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

onze + catorze =