Nota de Corte Prouni 2021

O que define a ordem de vagas para acessar instituições privadas de ensino é a nota de corte do ProUni. Se você quer saber como funciona a avaliação e quais critérios são levados em consideração basta acompanhar o artigo até o final.

ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições de ensino privadas aos estudantes que não podem pagar o valor do curso desejado. As bolsas oferecidas podem ser integrais ou parciais de acordo com a classificação dos candidatos nas provas.

A posição dos candidatos em relação às vagas ofertadas pelo ProUni é determinada pela nota de corte e a nota de corte é obtida por meio da última edição do Enem.

O candidato que se inscrever no ProUni e conseguir a vaga oferecida pela instituição deve entregar a documentação necessária, bem como comprovar a pontuação atingida no Enem para garantir a vaga.

 

cursos exigem nota mínima para aprovação

Nota de corte

A nota de corte do ProUni é calculada de acordo com a média dos candidatos que realizaram a última edição do Enem. Vale ressaltar que não existe uma nota mínima exigida para a nota de corte do ProUni.

Os candidatos podem se basear na nota de corte exigida para as vagas de acordo com as informações do ano anterior para ter uma ideia do quanto precisa para garantir uma vaga em 2021.

No entanto, é importante ficar atento, pois cada curso exige uma nota de corte específica de acordo com a média dos candidatos que querem ingressar no curso.

Bolsas ProUni

É importante conhecer os tipos de bolsas de estudos oferecidas pelo ProUni antes de se candidatar. Basicamente existem duas modalidades que são: integral e parcial.

A modalidade integral garante ao candidato uma bolsa de estudo com 100% da educação paga e a modalidade parcial oferece apenas 50% do valor do curso. 

Durante o processo de inscrição a opção desejada deve ser informada, mas isso não garante a concessão da bolsa, pois esse processo é determinado apenas pela comprovação de renda.

Como saber a nota de corte

Depois que os resultados do Enem são divulgados, os candidatos podem se inscrever no ProUni. Durante o processo de inscrição o programa indica a média da nota de corte de acordo com os cursos e vagas.

No entanto, a nota mínima do ProUni é divulgada depois de que as inscrições para o programa são encerradas. Para isso, uma listagem é disponibilizada aos candidatos com as notas mais altas obtidas por quem já se candidatou ao curso.

Para saber a nota de corte siga o passo a passo:

  • Acesse o site onde fez a inscrição do ProUni;
  • Faça login usando sua inscrição do ENEM;
  • Consulte sua colocação no curso desejado;
  • Veja a nota de corte do programa.

Vale ressaltar que as instituições mais renomadas e reconhecidas costumam ter uma nota de corte maior do que outras universidades.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

nove − 2 =