Perder Bolsa do Prouni – O que você não pode fazer, pois perderá a bolsa

Se você é bolsista do Programa Universidade para Todos, é importante ficar atento aos motivos que podem levar a perder a bolsa do Prouni. Lembre-se de que esse programa foi criado para incentivar os brasileiros que não tem condições de ingressar em uma instituição de ensino superior.

Portanto, se você conseguiu essa bolsa, precisa valorizá-la, caso contrário poderá ter o seu direito a ela cancelado. Pensando nisso, neste texto separamos os cinco principais motivos que podem impulsionar a perda da bolsa. Continue a leitura e confira!

Estudante preocupada com perder a bolsa do Prouni

1. Evasão escolar

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), se o aluno apresentar mais de 25% de faltas pode ser considerado evasão escolar. Portanto, é essencial que o bolsista do Prouni compareça às aulas frequentemente, caso contrário perderá a bolsa devido a quantidade de ausências em sala de aula.

Além disso, a evasão escolar pode prejudicar o desempenho nas disciplinas e, consequentemente, o estudante não conseguirá obter a nota mínima necessária para aprovação. Diante disso, o resultado é a perda da bolsa tanto pela evasão quanto pela reprovação na maior parte das disciplinas vigentes do curso.

2. Reprovação em mais de 25% das disciplinas no mesmo período letivo

Isso mesmo! Se você reprovar em mais de 25% das disciplinas dentro do mesmo período letivo, perderá a sua bolsa do Prouni. Portanto, é necessário ficar atento à nota mínima para aprovação definida pela instituição de ensino na qual você estuda. Essa nota indica se o seu desempenho é satisfatório ou não.

Por isso, é importante que você se dedique aos estudos para conseguir aprovação em 75% das disciplinas cursadas. Assim, é possível manter a sua bolsa e continuar os estudos com um bom desempenho. Por exemplo, se o curso é composto por 6 disciplinas semestrais, você precisa ser aprovado em, no mínimo, 5 para não perder a bolsa do Prouni.

A dedicação não está somente relacionada com os estudos, mas, também, com a presença em sala de aula, já que é exigido que o aluno tenha 75% de presença. Caso contrário, ele corre o risco de ser reprovado por faltas. Portanto, a evasão escolar também está diretamente relacionada com a reprovação.

3. Matrícula em outra instituição de ensino superior 

É importante mencionar que o Prouni é um incentivo do Governo Federal para que os estudantes que não tem condições de ingressar em uma universidade pública ou pagar uma instituição particular consigam estudar. 

Diante disso, se o aluno passar no vestibular em uma outra instituição de ensino superior pública ou privada e efetivar a sua matrícula, automaticamente ele perde a sua bolsa do Prouni, já que o Governo entende que ele encontrou outra forma para estudar.

Dessa forma, a sua vaga no programa poderá ser repassada para outro estudante que precisa dessa oportunidade para obter uma formação profissional de qualidade. Essas são as chamadas vagas remanescentes que são ofertadas depois do período de inscrições regular do programa.

4. Perder o prazo da matrícula

O estudante precisa ficar atento aos prazos para fazer a matrícula, bem como as rematrículas no início de cada período letivo, pois se ele perder esses prazos, terá a sua bolsa do Prouni cancelada automaticamente. Por isso, é importante acompanhar o cronograma da instituição de ensino.

Também é essencial separar os documentos necessários para concluir o processo de matrícula. Lembre-se de que a não apresentação da documentação completa ou a entrega de documentos falsificados também podem implicar na perda da bolsa.

5. Mudança socioeconômica

A renda per capita é um dos requisitos para ter direito à bolsa do Prouni, por isso se o estudante tiver alguma mudança nas suas condições financeiras, ele pode deixar de cumprir essas regras. 

Portanto, caso o aluno tenha um aumento expressivo na sua renda, perderá automaticamente a sua bolsa do Prouni, já que não se enquadra mais nos requisitos mínimos para participar do programa.

Podemos concluir que existem diversas formas do aluno perder a bolsa do Prouni, por isso é essencial que o bolsista fique atento para não correr esse risco. Diante disso, a principal orientação é se dedicar ao máximo aos estudos, bem como aproveitar a oportunidade de obter uma formação profissional de qualidade.

Gostou de conhecer os principais motivos que impulsionam a perda da bolsa do Prouni? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essa informação.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário

3 × 2 =