Pós-Graduação EAD – Como Funciona? Vale a Pena? Melhores Cursos do Brasil

Se você está procurando um curso de especialização para adquirir novos conhecimentos, que tal optar pela pós-graduação EAD? Isso mesmo! Você pode estudar sem sair de casa e, ainda, conquistar o sonho de se tornar especialista em uma determinada área.

Pensando em ajudar você a compreender melhor como funcionam estes cursos, neste texto separamos as principais informações sobre a pós-graduação EAD. Continue a leitura e confira!

Estudante de pós-graduação EAD

O que é pós-graduação EAD?

A pós-graduação EAD representa um conjunto de cursos de especialização tanto Lato Sensu quanto Stricto Sensu, cuja maior parte das aulas e das atividades são realizadas por meio de uma plataforma de aprendizagem online. 

Portanto, existem cursos 100% virtuais que não exigem a presença do aluno na instituição de ensino, bem como temos aqueles que têm atividades práticas para cumprir dentro da carga horária.

Os cursos Lato Sensu, ou seja, as especializações e os MBAs, são voltados para preparar os alunos para o mercado de trabalho. Normalmente, eles são realizados apenas virtualmente. 

Já os mestrados e os doutorados, representam as pós-graduações Stricto Sensu, ou seja, os cursos direcionados para as áreas de docência ou de pesquisa.

Nesse caso, a instituição tem a obrigatoriedade de manter as pesquisas laboratoriais, os seminários e a apresentação da dissertação ou da tese no formato presencial.

Leia também: Lato Sensu e Stricto Sensu – Entenda as diferenças

Como funciona a pós-graduação a distância?

Para você ter acesso a pós-graduação EAD é necessário acessar o site da instituição escolhida, selecionar a melhor opção de curso, fazer a matrícula e pagar a primeira mensalidade. 

Após esse processo, você estará apto para iniciar os estudos, já que na maioria das faculdades o aluno pode iniciar o curso a qualquer momento. Isso não acontece na graduação, pois ela tem períodos específicos para ingresso.

Normalmente, o curso é disponibilizado dentro de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual as aulas são gravadas por professores mestres e doutores, bem como é fornecido o material de estudo em PDF ou em html (semelhante a um site) para acompanhar o conteúdo ministrado.

Já as atividades podem ser objetivas ou discursivas e o aluno pode realizá-las também dentro do próprio AVA. No caso das atividades práticas que acontecem em alguns cursos, o estudante precisa comparecer no polo de apoio presencial no dia e no horário indicados pelo tutor.

Em relação às provas, geralmente, elas acontecem de maneira online no AVA, sem que o estudante tenha que ir até a instituição de ensino. Em algumas faculdades as provas são substituídas por atividades avaliativas aplicadas durante o curso.

Já o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), no caso dos cursos Lato Sensu, de acordo com o MEC, não há obrigatoriedade. Mas algumas instituições ainda adotam essa prática ou, ainda, podem substituir o TCC por um trabalho prático. No caso das pós-graduações Stricto Sensu, o aluno é obrigado a entregar a dissertação para finalizar o mestrado ou a tese para concluir o doutorado.

É importante mencionar que, normalmente, o aluno não tem acesso direto ao professor que ministrou as aulas, já que o contato para sanar dúvidas sobre o conteúdo e a plataforma de estudos deve ser realizado por meio de chat ou de e-mail com o tutor do curso.

Quais são os melhores cursos de pós-graduação a distância do Brasil?

A Associação Brasileira de Educação a Distância, em conjunto com outras entidades, realizaram o EAD Ranking, com o objetivo de avaliar e classificar os melhores cursos de ensino a distância do Brasil. A seguir, veja os 10 primeiros cursos de pós-graduação EAD deste ranking:

 

Curso Instituição de Ensino
Pós-graduação em Gestão Pública com ênfase em Auditoria e Controladoria Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Pós-graduação em Produção de Grãos Rehagro
MBA Smart em Gestão de Equipes de Alto Desempenho Faculdade Senai SC
Pós-graduação em Gestão Pública FECAP
Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Astronomia Universidade Cruzeiro do Sul
Graduação Lato Sensu em Design de Interiores Universidade Cruzeiro do Sul
Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Física Universidade Cruzeiro do Sul
Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino Lúdico Universidade Cruzeiro do Sul
Especialização em Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo
Educação Inclusiva Pós-graduação Lato Sensu Universidade Cruzeiro do Sul
Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar Universidade Cruzeiro do Sul

Vale a pena estudar na pós-graduação EAD?

Afinal, vale a pena estudar na pós-graduação EAD? Essa resposta depende da análise dos seus objetivos de carreira, bem como das suas condições financeiras. Lembre-se de que cada curso tem suas características, por isso é necessário gastar um tempo para verificar todos os detalhes.

É importante mencionar que o valor da mensalidade é uma vantagem da pós-graduação EAD em comparação com a presencial, já que a primeira é mais barata devido a ausência de custos com estrutura física, material impresso, entre outros.

Além disso, o certificado emitido nos cursos Lato Sensu e o diploma fornecido ao final do mestrado ou doutorado, são iguais ao do presencial. Portanto, não consta que você estudou na modalidade de ensino a distância.

Leia também: Pós-graduação – Dúvidas mais comuns. Respostas objetivas

Podemos concluir que a pós-graduação EAD é uma ótima opção para quem pretende buscar uma especialização para conquistar o sucesso profissional. Então, não perca tempo! Pesquise os cursos disponíveis e escolha a melhor opção de acordo com as suas necessidades.

Gostou de conhecer mais sobre a pós-graduação EAD? Então, continue acompanhando o nosso site para conferir outros textos sobre educação profissional.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário