Prouni Vagas – Como conseguir uma vaga no Prouni

Saber como conseguir uma vaga no Prouni é essencial para o ingresso de estudantes ao ensino superior no Brasil. O programa garante bolsas de estudos de até 100% em universidades privadas.

Prouni

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como Prouni, foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o acesso de alunos carentes ao ensino superior por meio de bolsas de estudos de 50% até 100% em relação à mensalidade em instituições de ensino particulares.

Anualmente o Prouni ocorre em duas etapas e só pode ser feito por estudantes que participaram da edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Contudo, também é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas e não ter zerado na redação.

Quem quer saber como conseguir uma vaga no Prouni deve começar se inscrevendo pelo site do programa. Para isso, é necessário preencher uma série de informações com dados pessoais e criar uma senha de acesso.

Entre os dados solicitados estão:

  • CPF;
  • Número de inscrição do Enem;
  • Senha.

Depois de entrar no site o interessado deverá escolher o curso por ordem de prioridade, sendo até duas opções em uma ou mais instituições e informar o tipo de bolsa que deseja (integral ou parcial).

Caso seja necessário, o candidato poderá alterar suas opções durante o período de inscrição.

Se o prazo de inscrição for encerrado e tiver mais candidatos do que vagas, o Prouni selecionará os candidatos com melhor classificação em cada curso, modalidade e nota obtida na última edição do Enem.

 

Estudantes podem conseguir bolsas de estudos até 100%

Vale ressaltar que o Prouni informa a nota de corte diariamente durante o período de inscrição. Ela orienta os interessados diante das chances de conseguir a vaga desejada e até mesmo na troca de opção.

Outro detalhe importante é que o estudante não precisa realizar o vestibular da universidade que deseja cursar caso tenha se candidatado ao Prouni, pois a inscrição para conseguir a bolsa é feita com base na nota do Enem.

Contudo, é importante se atentar, pois algumas universidades costumam aplicar uma prova específica para os candidatos do Prouni. Apesar de ser isenta de cobrança, ainda é uma prova de seleção. Sendo assim, pesquise se a faculdade do seu interesse aplica o teste ou não.

Bolsas

O Programa Universidade para Todos oferece dois tipos de bolsas de estudos aos interessados: integral (100%) e parcial (50%).

A bolsa integral representa 100% da mensalidade e é destinada aos estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Com validade em todo o período de duração do curso a bolsa de estudos deve ser sustentada com, no mínimo, 75% de aprovação nas disciplinas cursadas em cada período letivo.

Além disso, para conseguir as bolsas de estudos os interessados precisam se enquadrar em alguns dos seguintes critérios:

  • Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral;
  • Ser portador de deficiência física;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

É importante se atentar para o resultado do processo seletivo do Prouni, pois as informações são divulgadas pelo site oficial do programa e pelas universidades. Além disso, a responsabilidade de notificação do resultado é toda dos interessados.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário