Quem tem direito ao FIES?

Você conhece o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES? Ele é um programa do Governo Federal que visa a financiar o ingresso dos brasileiros que não têm condições de pagar integralmente a mensalidade de um curso superior privado.

Esse programa é oferecido em duas modalidades: o FIES e o P-FIES. O primeiro, é administrado pela Caixa Econômica Federal e o estudante consegue o financiamento dos estudos a juros zero.

Já no segundo, os juros do financiamento é estipulado de acordo com a renda do aluno, bem como o processo é gerenciado pelos bancos privados conveniados ao programa. Se você quer saber quem tem direito ao FIES, continue a leitura e confira!

Estudantes que têm direito ao FIES

Quem tem direito ao FIES?

Se você pretende participar desse programa, é necessário conhecer quais são os requisitos obrigatórios. Dentre eles podemos destacar que o participante precisa ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, ele tem que ter obtido nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas, bem como não pode ter zerado na redação.

Em relação a renda, o estudante que tem renda per capita de até três salários mínimos federal pode participar do FIES. Já aqueles que têm renda entre três e cinco salários mínimos, se enquadram no P-FIES.

Portanto, é importante verificar se você atende a todos os requisitos antes de fazer a inscrição, assim como deve-se ficar atento para escolher a modalidade correta, já que as informações serão confirmadas no momento da entrega da documentação.

Como fazer a inscrição no FIES?

A inscrição para o FIES deve ser realizada no site oficial do programa na data prevista no cronograma. Para isso, é necessário ter o login e senha do Governo Federal. Após acessar a página você precisa preencher todos os dados solicitados, como as informações pessoais e a descrição da renda familiar.

Também deve-se escolher a instituição de ensino superior, o curso e a modalidade de financiamento. É importante conferir todos os dados antes de enviar a inscrição, para evitar problemas na entrega da documentação.

Onde consultar o resultado do FIES?

Na data prevista no cronograma você consegue verificar o resultado no site oficial, utilizando o mesmo login e senha da inscrição. Em caso de pré-seleção no FIES, é necessário acessar novamente o site para finalizar o preenchimento das informações.

Em seguida, em ambas as modalidades, você precisa comparecer na instituição de ensino escolhida para entregar a documentação e retirar o DRI (Documento de Regularidade de Inscrição).

Com esse documento em mãos, o estudante e o fiador, precisam ir até o banco para finalizar a contratação do financiamento. Após esse processo, já é possível iniciar os estudos no curso selecionado.

Como pagar o FIES?

O estudante precisa ficar atento aos pagamentos do FIES para não se endividar. É importante mencionar que deve-se pagar os valores do encargo operacional, bem como o seguro de vida durante o curso.

Após concluir os estudos, é o momento de iniciar o pagamento do saldo devedor do financiamento. Esse valor é pago diretamente na folha de pagamento do estudante, por isso ele precisa estar empregado.

Normalmente, essa mensalidade corresponde a, no máximo, 10% da renda para não prejudicar as finanças pessoais do aluno. Dessa forma, o período para finalizar a quitação da dívida pode variar, mas não pode passar de quatorze anos.

Caso o estudante não consiga emprego após a sua formação, ele deverá pagar mensalmente um boleto com o valor mínimo, que, por sua vez, corresponde a mesma quantia dos encargos pagos durante o curso.

Vale destacar que o não pagamento do FIES pode implicar em diversos prejuízos para o estudante, como a inclusão no Serasa, bem como a penhora de bens nos casos mais extremos.

Por isso, se você resolver assumir esse financiamento, precisa se organizar para cumprir com as suas responsabilidades contratuais. Caso contrário, poderá sofrer as consequências e se tornar um mau pagador perante a sociedade.

Leia também: O que acontece se não pagar o FIES?

O FIES é um programa do Governo Federal que pode ajudar muitos brasileiros a conquistar o sonho de obter uma formação acadêmica de qualidade. Mas, é necessário ficar atento aos requisitos, antes de pensar em fazer a sua inscrição. Por isso, se você se enquadra nas regras do financiamento, não perca tempo! Acesse o site oficial e veja quando será o próximo período de inscrições.

Gostou de saber quem tem direito ao FIES? Então, continue acompanhando o nosso site para verificar outros textos relacionados aos programas de incentivo à educação do nosso Governo.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário

catorze − 12 =