Renavam 2021 Detran BA – Consulta, Valores e Como Pagar

O Registro Nacional de Veículos Automotores, tradicionalmente conhecido como Renavam, é um documento que carrega todas as informações sobre os automóveis. O Renavam 2021 Detran BA é emitido pelo Departamento de Trânsito do estado e é um imposto obrigatório.

No entanto, é importante ficar atento, pois existe o Renavam e o código do Renavam. Esse último se refere aos números que possibilitam que os dados dos veículos sejam localizados.

De modo geral, é por meio dele que o Detran fica sabendo a cor, ano, modelo, chassi e até mesmo sobre a existência de débitos pendentes como IPVA, CRV e multas.

Ao realizar consultas às informações do automóvel é possível evitar uma série de imprevistos desagradáveis e garantir a regularização da situação do carro, moto, ônibus ou caminhão.

Consulta Renavam BA 2021

O código do Renavam está localizado no Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). O número aparece no mesmo lugar em ambos os documentos, na parte de cima do “Nome” ou “Nome/Endereço”.

Realizar a consulta do Renavam 2021 Detran BA é um procedimento simples, pois basta clicar aqui para ser redirecionado ao site do Detran Bahia.

Em seguida é só clicar na opção “Renavam” e digitar a numeração do documento. Após fazer isso é preciso confirmar sua identidade clicando em “Não sou um robô” e, posteriormente, em “Pesquisar”.

 

Cobrança é feita pelo Detran BA

Agora que você já sabe como consultar o Renavam 2021 Detran BA é hora de providenciar a atualização e regularização do documento para que você não fique sujeito à multas, pontos na carteira de habilitação e até mesmo ter o veículo apreendido.

Realizar a consulta do Renavam 2021 Detran BA é essencial para verificar a situação dos automóveis perante as determinações dos órgãos responsáveis. Contudo, muitos outros serviços são disponibilizados nesse acesso, como a emissão da segunda via para pagamento do imposto.

Valor Renavam 2021 Detran BA

Bem como nos outros estados brasileiros, o valor do Renavam 2021 Detran BA é calculado de forma parecida com o IPVA. Para determinar a precificação do imposto são levadas em consideração diversas características do veículo como cor, marca, modelo, ano, entre outros. 

Contudo, a base do cálculo é feita com o valor venal do veículo e com a porcentagem de alíquota. A previsão para 2021 é de:

  • Caminhões – 4,86%;
  • Carros – 3,2%;
  • Motos – 3,23%;
  • Ônibus e micro-ônibus – 3.66%;
  • Veículos utilitários – 3,28%.

O valor oficial ainda não foi divulgado pelas prefeituras e nem pelo Detran e, por isso, é importante esperar pelo comunicado oficial da Bahia.

O prazo para pagamento é determinado de acordo com o número final da placa dos veículos e com os meses do ano. Ou seja, se o último dígito for 1 o prazo será o mês de janeiro e assim sucessivamente.

O proprietário que fizer o pagamento em cota única pode obter desconto de 5% sobre o valor total do imposto. Mas quem preferir pode realizar o pagamento mensalmente.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

11 − dez =