Renavam 2021 Detran DF – Consulta, Valores e Como Pagar

Atualização do Renavam 2021 Detran DF é fundamental para garantir a circulação de veículos terrestres. O proprietário que não renovar o documento estará sujeito a penalidades administrativas e legais.

Renavam

Criado com o intuito de organizar as informações dos veículos registrados no Distrito Federal, o Renavam possibilita o acesso a diversas informações de interesse do Departamento de Trânsito administradas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Anualmente, o Renavam precisa ser atualizado pelos proprietários de veículos a fim de constatar a idoneidade e funcionalidade dos automóveis. A análise de condições específicas é determinada pelo Detran DF.

Tais condições são relativas a processos como multas, roubo ou furto, licenciamento, emplacamento, pendências com o seguro obrigatório DPVAT e IPVA, entre outros. Desse modo, é possível verificar se o veículo está em dia com as obrigações administrativas e legislativas.

Contudo, só é possível fazer a análise dessas condições por meio da consulta do Renavam. O procedimento também fornece valores e formas de pagamentos.

Consulta Renavam 2021 DF

O procedimento de consulta do Renavam é feito a partir da informação de um código. Tal código é composto por onze dígitos predeterminados após a fabricação dos veículos. Os números podem ser encontrados no CRLV, o documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Vale reforçar que o código Renavam é único para cada veículo e o processo de renovação do documento é necessário apenas para transportes terrestres como carro, moto, ônibus e caminhão.

Para fazer a consulta do Renavam 2021 Detran DF o proprietário do veículo deve:

  • Acessar o site oficial do Detran DF;
  • Procurar pela opção “Veículos”;
  • Clicar em “Consulta Veículo”;
  • Na tela seguinte deverá preencher dados como a placa do veículo e o código Renavam;
  • Clicar em “Pesquisar”.

Outra informação relevante sobre o Renavam 2021 Detran DF é que se o processo de renovação do documento não for realizado o proprietário e o próprio veículo podem sofrer algumas consequências como pagamento de multas, pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

 

Proprietários de veículos podem contatar o Detran DF para tirar dúvidas

Valor do Renavam 2021 DF

O Detran DF não publicou oficialmente o preço para o serviço de renovação do documento Renavam 2021. No entanto, o valor pode mudar conforme os anos de acordo com a legislação vigente.

Sendo assim, é fundamental se atentar aos veículos de comunicação oficial do Detran DF e ficar por dentro das atualizações.

Como pagar Renavam 2021 Detran DF

Para emitir o Renavam 2021 Detran DF é necessário quitar todas as dívidas em aberto relativas a outros serviços como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT) e o licenciamento do veículo.

Tais pagamentos podem ser realizados diretamente em instituições financeiras autorizadas como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa e muitos outros. Outra possibilidade é fazer o pagamento pelo internet banking.

Em caso de dúvidas sobre o Renavam 2021 Detran DF e outros serviços é possível contatar os canais de atendimento do Departamento de Trânsito pelo telefone 154. A central de atendimento funciona por 24 horas.

Além disso, também é possível realizar a consulta pelo atendimento eletrônico durante os dias úteis. Outros setores vinculados ao Detran DF podem ser consultados aqui.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

oito + 2 =