Renavam 2021 Detran PE – Consulta, Valores e Como Pagar

O código Renavam é considerado como o registro de identidade dos veículos. O número é gerado assim que os automóveis são fabricados e permanece com eles até o descarte. Além disso, é possível consultar uma série de informações utilizando a sequência numérica.

Renavam 2021 Detran PE

Todos os automóveis possuem registro e esse dado é caracterizado pelo Renavam. O Registro Nacional de Veículos Automotores garante a circulação de carros, motos, caminhões e ônibus em vias públicas.

O órgão responsável por administrar e fiscalizar os processos que envolvem a utilização do Renavam é o Detran.

O Departamento de Trânsito, por meio do Renavam 2021, é capaz de conferir uma série de informações sobre o veículo e comunicar os proprietários sobre possíveis pendências como:

  • Registro e infrações cometidas pelo atual e antigos proprietários;
  • Características do veículo (data de fabricação, cor, potência do motor, etc);
  • Seguro obrigatório DPVAT;
  • Licenciamento;
  • IPVA;
  • Histórico de furtos;
  • Mudança de proprietário;
  • Emplacamento;
  • Entre outros.

O código Renavam é formado por 11 dígitos e é gerado no momento em que o veículo é registrado pela primeira vez após a fabricação. Vale ressaltar que o Renavam não é alterado nem mesmo quando ocorre a troca de dono.

O proprietário que deseja saber qual é o código Renavam do seu veículo pode conferir no CRLV. O número fica localizado na parte de cima do documento, bem na linha identificada como “CÓD. RENAVAM”. Outra possibilidade é verificar o Renavam no documento de transferência do veículo, o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

 

O código Renavam é essencial para a verificação de dados

CRLV

Como mencionado, o código Renavam está inserido no Certificado de Registro de Licenciamento, mais conhecido como CRLV e é esse documento que precisa ser renovado todos os anos pelos proprietários dos automóveis.

Pode-se dizer que o CRLV corresponde à licença anual para utilização do veículo. Justamente por isso é que esse documento deve ser renovado anualmente. Esse procedimento é realizado mediante o pagamento das taxas determinadas pelo Detran PE.

Se por acaso o proprietário do veículo não providenciar o pagamento da taxa de emissão do CRLV atualizado o documento constará em situação de atraso e, consequentemente o motorista e o próprio veículo sofrerão consequências.

Consulta

Por meio do código Renavam é possível verificar diversas informações relativas aos veículos. Para isso, basta que o proprietário entre no site oficial do Detran PE.

Em seguida, ele deve escolher a opção “Veículo”, depois digitar o número da placa do automóvel ou o próprio Renavam caso seja solicitado.

Confirme sua identidade preenchendo o campo solicitado e logo em seguida você terá acesso às informações desejadas para o veículo consultado.

Os valores e a forma de pagamento também serão mencionados durante a consulta do Renavam 2021 Detran PE. Por isso, faça a consulta e se programe para realizar a regularização do seu veículo.

Vale ressaltar que os valores e as instituições bancárias que recebem o pagamento podem mudar de acordo com cada estado e município. Por isso, se informe pelo site do Detran PE antes de realizar a quitação dos débitos.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário