Renavam 2021 Detran RS – Consulta, Valores e Como Pagar

O serviço de renovação do Renavam é obrigatório e deve ser feito anualmente pelos proprietários de veículos automotivos. O pagamento da taxa é feito em uma única parcela e a não quitação do débito pode acarretar em uma série de consequências.

Renavam 2021 Detran RS

Popularmente chamado de Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores é um documento de identidade oferecido aos carros, motos, caminhões e outros veículos terrestres. 

O porte do Renavam é obrigatório ao transitar por vias públicas, pois constata a identidade e a capacidade de funcionalidade do automóvel. 

Além disso, o Renavam pode ser solicitado durante uma blitz policial e o proprietário que não apresentar o documento estará sujeito a penalidades como multa, pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

O Renavam é emitido pelos Departamentos de Trânsito de todo o país e, por isso, a responsabilidade do documento no Rio Grande do Sul é do Detran RS. 

Outra vantagem do Renavam é a possibilidade de consultar possíveis pendências administrativas e financeiras quanto às legislações impostas aos veículos como IPVA, seguro obrigatório DPVAT, multas e outras questões.

Vale ressaltar que o cumprimento das legislações e condições para que os automóveis possam trafegar em vias públicas é essencial para garantir a segurança de pedestres e motoristas, além do meio ambiente.

O Renavam pode ser encontrado no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o documento verde. Para identificar o código do Renavam basta procurar por uma sequência numérica de 11 dígitos na parte superior.

Como consultar Renavam 2021 Detran RS

Realizar a consulta do Renavam é fundamental para verificar se o automóvel não possui nenhuma pendência em relação aos processos administrativos ou financeiros determinados pelos órgãos de fiscalização e de trânsito.

Esse procedimento é capaz de evitar cobranças, multas, aplicação de pontos na carta de motorista, apreensão do veículo e outros recursos. Desse modo, é fundamental garantir que o veículo esteja em dia com processos legislativos.

Além disso, fazer a consulta do Renavam também é imprescindível em momentos de compra e venda dos automóveis para constatar que a documentação e, consequentemente, a utilização do carro, moto, ônibus ou caminhão em vias públicas está aprovada.

Consulta Renavam 2021 Detran RS

Para fazer a consulta do Renavam 2021 Detran RS basta acessar o site oficial do órgão clicando aqui. Em seguida, é só clicar no botão “Acessar”. Em instantes a consulta será disponibilizada e, para isso, basta informar a placa do veículo, o código Renavam e 

Serviços como licenciamento, IPVA, apresentação do condutor, defesa e recurso de infrações, consulta da CNH e muitos outros estarão disponíveis.

No entanto, para facilitar o acesso à consulta, o site do Detran RS pede que o cidadão realize um cadastro. Para isso, você vai precisar de algum dos seguintes documentos:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Renavam do veículo;
  • Infração;
  • CNPJ.

Mas, atenção. O cadastro deve ser feito no Portal do Governo Federal. Basta clicar aqui.

Valor do Renavam 2021 Detran RS

O valor do Renavam 2021 não foi divulgado oficialmente pelo Detran RS. Desse modo, é necessário consultar os canais de comunicação periodicamente para se informar sobre o preço.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário