Renavam 2021 Detran SC – Consulta, Valores e Como Pagar

Tal como cada pessoa tem seu RG (Registro Geral), cada carro tem um Renavam, e é por meio dessa identificação que o Detran emite as taxas anuais sobre os veículos e até multas, em caso de irregulares. Os motoristas devem ficar atentos pois uma nova temporada de impostos está chegando e a regularização do Renavam 2021 Santa Catarina só acontece após o pagamento do IPVA, Seguro DPVAT e do licenciamento. 

Ainda que o veículo tenha sido de outra pessoa antes de ser seu, o número do Renavam permanece o mesmo, desde que sai da montadora até que ele seja descartado. Por isso, ao realizar a compra de segunda mão é muito importante fazer uma consulta ao Renavam –  mais a diante você verá como.  

Renavam 2021 SC

O que é? 

Registro Nacional de Veículos Automotores  ou simplesmente Renavam – é uma sequência numérica de 11 dígitos que fica registrada no canto superior esquerdo do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e serve de identificação para o veículo.  

Qualquer pessoa que fizer uma busca com esse número terá acesso a todo o histórico do carro, pois as ocorrências são atualizadas constantemente e ficam para sempre registradas junto ao Renavam. A partir dele é possível visualizar: 

  • Data de fabricação do veículo; 
  • Multas; 
  • Emplacamento; 
  • Licenciamento; 
  • Imposto sobre Propriedade Veicular Automotora; 
  • Furtos; 
  • Mudança de cidade; 
  • Infrações; 
  • Pendências com o Departamento de Trânsito; 
  • Particularidades do automóvel; 
  • Recalls; 
  • Transferência de proprietário. 

Como consultar? 

Como pode ver, o número de identificação de um veículo é essencial, sobretudo se você tem a intenção de adquirir um bem usado. Mas não apenas isso, serve até mesmo para checar o estado social do seu carro e conferir se foi multado, por exemplo. 

Para realizar a consulta do Renavam 2021 de SC é preciso acessar o portal do Detran ou se dirigir pessoalmente até o órgão. Como a região também passa pelo crescimento de casos de contágio pelo novo coronavírus, o ideal é priorizar o acesso pela internet mesmo. 

A consulta eletrônica do Renavam é rápida e gratuita. Depois de abrir a página do site você vai precisar informar esse número e também a placa do veículo.

Renavam 2021 SC

Em seguida selecione a opção “Ok” e pronto! Vão aparecer todos os registros.  No caso de ter restado dúvida, de discordar de alguma informação constatada, ou de querer saber mais sobre o Renavam 2021 Santa Catarina, pode entrar em contato com o Departamento de Trânsito local por telefone, no número (48) 3381-2100. 

Qual o valor e como pagar? 

Como foi mencionado, o Renavam fica em dia após o titular do veículo quitar todas taxas implementadas pelo Detran SC, tal como o licenciamento. O valor desse tributo é definido anualmente pelo mesmo órgão e a guia de pagamento também fica disponível na internet. É possível pagar por ela nas agências bancárias de todas as instituições conveniadas, casas lotéricas ou pelo internet banking de onde você é cliente. 

Depois do pagamento efetuado é preciso aguardar até cinco dias úteis para a compensação no sistema. Na sequência você receberá na sua residência o CRLV atualizado, com validade de 12 meses a partir da data de emissão. Esse documento representa que tudo está em dia em relação ao veículo. E lembre-se: a ausência do pagamento do Renavam 2021 acarreta em pontos na carteira, multa e apreensão. 

Leia também: Licenciamento 2021 Detran SC: Consultar, Tabela de Pagamento, Datas e Valores

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

três × 4 =