Resultado Prouni 2021: data da divulgação, como consultar e lista de espera

Está chegando o ano novo e junto com ele se renova a esperança de muita gente que sonha em ingressar no ensino superior. O processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal, está prestes abrir mais vagas para as faculdades particulares.  

Como de costume, serão oferecidas bolsas parciais com 50% de desconto, e bolsas integrais, onde o estudante tem custo zero com as mensalidades. Aqueles que forem selecionados devem ficar atentos ao resultado do Prouni 2021, pois quem não se manifesta dentro do prazo corre risco de perder a bolsa. 

Qual o prazo para a inscrição no Prouni? 

A pandemia do novo coronavírus causou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, cujo a nota serve de base para classificar os bolsistas. Assim, só será possível se inscrever no Prouni 2021 quem tiver participado do Enem em 2019. O prazo para a inscrição vai de 12 a 15 de janeiro e só pode ser feita pelo site oficial. 

Para além desse requisito, o candidato precisa ter alcançado o mínimo de 450 pontos na prova do Enem e nota maior que zero na redação; ter sido estudante de escola pública ou bolsista em escola particular; estar formado no ensino médio; não possuir diploma de graduação; pertencer a família de baixa renda e/ou possuir alguma deficiência física. 

Quando será divulgado o resultado? 

Após o encerramento do período de inscrição, caberá ao candidato ficar atento à divulgação dos resultados. De acordo com o cronograma as notas serão lançadas no próprio portal do Prouni, dia 4 de fevereiro.  

Caso seu nome seja citado logo na primeira chamada, você será encaminhado a uma instituição de ensino superior para entregar os documentos, comprovar os dados informados e, então, realizar a matrícula. 

Resultado Prouni 2021

Como consultar? 

A consulta ao resultado do Prouni 2021 poderá ser feita no site a partir do dia 4 de fevereiro, como foi mencionado. O procedimento possibilita que cada candidato verifique se o nome consta na lista de aprovados na primeira chamada. Para isso acesse o portal do ProuniDepois, com o número de inscrição em mãos, siga as instruções abaixo: 

  • Selecione e opção “Resultado Individual”; 
  • Preencha o campo em branco com o número da sua inscrição; 
  • Digite sua a senha; 
  • Faça o teste de imagem para comprovar que não é um robô; 
  • Clique em “Entrar Prouni”. 

Feito isso você saberá se está classificado, ou não, na primeira chamada. Caso a concessão da bolsa não tenha sido aprovada nessa etapa, você pode escolher participar da lista de espera. 

Como funciona a lista de espera? 

Tal como nas edições anteriores, o Prouni do próximo ano vai trabalhar com a lista de espera, que nada mais é que as vagas remanescentes. Isso acontece porque quase sempre parte dos alunos que conseguiram as bolsas acabam desistindo do curso, daí essas oportunidades são recolocadas no sistema.  

Dessa forma, os participantes inscritos na lista de espera, com as maiores pontuações, só são convocados após a primeira e segunda chamadas serem totalmente encerradas. Isso é, por volta de junho e julho. Caso você precise e escolha tentar uma vaga na lista de espera do Prouni 2021, é bom já ter conhecimento de como funciona. Confira o passo a passo: 

  • Primeiramente abra a página do Prouni; 
  • Selecione a opção onde diz “Fazer Inscrição”; 
  • No campo sugerido, insira o número da sua inscrição e a senha. 
  • Confirme o teste de imagem e clique em “Entrar”; 
  • Insira os demais dados solicitados; 
  • Por fim, escolha dois cursos para bolsas remanescentes e clique em “Concluir”. 

Leia também: Programas do governo para financiamento do ensino superior – Prouni, Sisu, Pronatec e outros

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

quinze − 12 =