ProUni Segunda Chamada – Como participar?

Em cada uma das edições do Prouni o Ministério da Educação (Mec) divulga uma lista onde consta o nome das pessoas que foram aprovadas para receberem a bolsa no curso escolhido, que deve ser indicado no ato da inscrição. No entanto, mesmo que seu nome não tenha sido mencionado de imediato você pode continuar concorrendo. Pois a segunda chamada do Prouni existe para conceder as bolsas remanescentes. Isto acontece porque em todo semestre há estudantes que desistem de fazer o curso, por razões diversas. Assim que a vaga fica disponível ela retorna ao sistema para ser preenchida por outro interessado. 

O que é o Prouni? 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é a maior fonte de distribuição de bolsas de ensino superior no país. Para isso, a cada ano o Mec abre dois processos seletivos pela internet, a fim de contemplar os candidatos com as bolsas integrais, que dão direito a 100% de desconto, ou parciais, onde é preciso pagar apenas 50% da mensalidade. As inscrições para concorrer ao benefício abrem no início do ano, em janeiro, e no segundo semestre em junho. 

Esse evento é sempre muito aguardado pelas pessoas que desejam obter um diploma de graduação, já que a média mínima para conseguir bolsa na faculdade privada com o Prouni é 450 pontos, menor que a nota exigida para entrar na universidade federal. Vale lembrar que para participar da seletiva é preciso ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Candidatos com melhor desempenho têm mais chances de se tornarem bolsistas. 

Prouni 2ª chamada

Como funciona a segunda chamada? 

Os candidatos selecionados na primeira chamada que não comparecem à faculdade destino dentro do prazo de dois dias perdem o direito à bolsa de estudos. O mesmo acontece com quem é pego alegando informações falsas ou que tenha entregue documento ilegítimo, já que durante a matrícula tudo isso é examinado.  

Por esses e outros motivos existe a segunda chamada do Prouni, que visa redistribuir as vagas que não foram ocupadas, de fato, a quem é de direito. Se você está pensando que isso é raro de acontecer, não é. Na verdade é bem comum que muitas bolsas voltem a ser ofertadas. Para concorrer na segunda chamada é preciso se inscrever na lista de espera. 

Os requisitos são os mesmos? 

Sim, nada se altera. Mas vale relembrar, para participar da segunda chamada do Prouni o candidato não pode ter diploma de graduação (exceto no caso de professores da rede pública), não pode ter zerado a nota da redação e precisa ter conseguido no mínimo 450 pontos de média nas provas. Para além desses requisitos, é preciso se encaixar em um dos perfis abaixo: 

  • Ter diploma de conclusão do ensino médio emitido por escola da rede pública, ou pela instituição particular na condição de aluno bolsista;  
  • Ter renda familiar mensal de até R$1567,50 (um salário mínimo e meio) para concorrer às bolsas de 100% de desconto;  
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, para concorrer às bolsas de 50% de desconto;  
  • Possuir alguma deficiência. 

Como participar? 

A segunda chamada do Prouni é organizada por meio de uma lista de espera e fica disponível no site do Mec – mesma página onde é feita a inscrição – assim que for encerrada a primeira chamada. Cabe ao candidato manifestar interesse em concorrer outra vez à bolsa de estudo.  

Em seguida, ainda com base na pontuação do Enem e nos fatores socioeconômicos, é divulgada uma nova relação dos aprovados. Quem for citado precisa se apresentar na faculdade indicada e comprovar, com documento, as informações prestadas. 

Cronograma Prouni 2021 

A pandemia de Covid-19 fez com que as provas do Enem de 2020 fossem adiadas para janeiro do próximo ano. Dessa forma, só poderá participar da primeira edição do Prouni, que acontece entre 12 e 15 de fevereiro, os estudantes que tiverem feito o exame em 2019.  

O resultado das provas do Enem de 2020 está previsto para ser divulgado no fim de março. Aqueles que não tiverem sido aprovados para uma vaga no curso público e quiserem tentar a bolsa devem ficar atentos à abertura das inscrições do Prouni no 2º Semestre. 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

2 + cinco =