Primeiro Emprego: Vagas Mais Comuns para quem não tem experiência

Encontrar o primeiro emprego pode ser considerado um desafio para muitas pessoas, principalmente, quanto se tem a falta de experiência profissional. É importante mencionar que existem vagas de emprego para profissionais sem experiência formal, já que todas as pessoas precisam de um emprego para começar a sua trajetória de carreira. 

Se você ainda não ingressou no mercado de trabalho, mas está procurando o primeiro emprego. Continue a leitura deste texto e confira as vagas mais comuns para quem não tem experiência. Vamos lá!

Pessoa sendo contratada.

Quais são as vagas mais comuns para primeiro emprego?

Existem diversas vagas de emprego que não exigem experiência, pois tem a possibilidade da empresa oferecer treinamento interno para que o profissional possa desempenhar as suas atividades. Além disso, em alguns casos, as organizações preferem contratar pessoas sem experiência para conseguir adaptar o funcionário com mais facilidade à sua cultura e aos seus processos de trabalho.

A seguir, é possível conhecer as vagas mais comuns para quem não tem experiência. Continue a leitura e confira!

Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa criado por meio da Lei de Aprendizagem que ajuda os brasileiros entre 14 e 24 anos a conseguir o primeiro emprego. Nesse programa o jovem tem acesso tanto a teoria quanto a prática relacionada a função que irá exercer na empresa. Para participar é necessário que você esteja estudando ou tenha finalizado o Ensino Médio.

Estagiário

O estágio também é uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, mas para participar o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino. Nesse caso, estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio Técnico e Ensino Superior, têm a chance de conquistar uma vaga na empresa na qual podem colocar em prática o que estão aprendendo na sala de aula.

Assistente Administrativo

O Assistente Administrativo pode atuar em diversos departamentos dentro de uma empresa, por isso esse cargo tem muita demanda no mercado de trabalho. O profissional que atua nesta função desempenha atividades de acordo com o setor onde está alocado. Normalmente, ele é responsável por organizar reuniões, atender telefone, elaborar planilhas de controle, entre outros.

Motorista de Entrega

Motorista de Entrega é outra opção de vaga de emprego que não exige experiência, pois a principal exigência é possuir carteira de habilitação (CNH) na categoria definida pela empresa. Lembre-se de que a categoria depende do automóvel que a empresa utiliza para realizar as entregas. Normalmente, quem atua neste cargo passa por um treinamento interno para desempenhar as suas funções.

Representante de Vendas

O Representante de Vendas é responsável por criar o relacionamento entre a empresa e os clientes. Para tanto, ele precisa apresentar os produtos e os serviços para gerar oportunidades de vendas. Comunicação e negociação são as competências comportamentais essenciais para quem desempenha essa função, por isso as empresas normalmente valorizam mais selecionar pessoas que apresentam essas soft skills do que exigir experiência prévia no cargo.

Atendente de Loja

O Atendente de Loja ou Vendedor também é um cargo no qual as empresas valorizam mais as habilidades comportamentais do que a experiência. Em especial, a negociação e a comunicação, pois elas ajudam a realizar vendas mais assertivas. Esse profissional normalmente trabalha no comércio abordando os clientes para apresentar os produtos e convencê-los a realizar a compra.

Policial

Para atuar como Policial Civil, Militar ou Rodoviário é necessário fazer concurso público, por isso se você atender aos pré-requisitos pode concorrer a uma vaga. Nesse caso, se o candidato passar no processo seletivo deve participar de um treinamento para conseguir desempenhar as suas funções.

Como valorizar o currículo quando não tem experiência?

Se você ainda não tem experiência formal para inserir no currículo, é possível fazer atividades que podem agregar valor ao seu desenvolvimento profissional, que, por sua vez, podem ser incluídas na sua trajetória de carreira descrita no CV. Essas atividades podem indicar para o recrutador as competências técnicas e comportamentais que você desenvolveu enquanto desempenhava essas funções.

Dentre essas atividades podemos destacar os trabalhos voluntários, sejam religiosos, políticos ou sociais. Esses trabalhos são fáceis de encontrar e podem ajudar a desenvolver muitas habilidades importantes para o mercado de trabalho, como trabalho em equipe, empatia, comunicação, relacionamento interpessoal, entre outras.

Outra atividade que pode agregar valor ao seu currículo são os trabalhos informais, ou seja, aqueles realizados sem registro na carteira de trabalho. Nesse caso, podemos citar como exemplo vender doces na escola ou faculdade, trabalhar na empresa da família, trabalhar como freelancer, entre outros.

No caso do trabalho freelancer, existem muitas plataformas que ajudam você a encontrar clientes, como a Freelancer, a GetNinjas, a 99freelas e a Workana, entre outras. Assim, é possível conseguir experiência em determinadas funções sem sair de casa, bem como ganhar dinheiro enquanto não encontra um emprego formal.

Também é possível conseguir experiência informal por meio das atividades desempenhadas na instituição de ensino, como trabalhar na empresa júnior, fazer projetos de iniciação científica, participar do grêmio estudantil, participar do time de esportes, participar da comissão organizadora da formatura, organizar eventos, tocar um instrumento na banda, entre outros.

Todas essas atividades podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional e, ao mesmo tempo, agregam valor ao seu currículo. Por isso, não perca tempo! Coloque em prática essas dicas para aumentar as suas chances de ser selecionado para o primeiro emprego.

Podemos concluir que existem diversas vagas disponíveis para quem não tem experiência e procura o primeiro emprego. Por isso, invista um tempo para realizar trabalhos informais, criar um bom currículo e procurar vagas nos sites de emprego.

Se você precisa elaborar o CV, mas não sabe por onde começar, leia o nosso post Currículo para primeiro emprego – Como Fazer?

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário

1 × 4 =