Bolsas de Estudos no Senac – Passo a passo para estudar com desconto

Atualmente, a formação profissional é essencial para conseguir o crescimento no mercado de trabalho. Por isso, você precisa dedicar seu tempo para fazer cursos livres, técnicos, graduação e pós-graduação em instituições com qualidade de ensino. Diante disso, que tal concorrer às bolsas de estudos no Senac?

Isso mesmo! O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial oferece diversas bolsas com descontos para você estudar. Pensando nisso, neste texto separamos as principais informações sobre este assunto, continue a leitura e confira!

Bolsista Senac

Quais são as bolsas de estudos no Senac?

O Senac tem diversas bolsas de estudos para oferecer aos estudantes que pretendem buscar uma melhor qualificação profissional. Veja, a seguir, as principais bolsas oferecidas pela instituição. Vamos lá!

Bolsa de Extensão Universitária

Os estudantes que têm disponibilidade para dedicar 16 horas semanais para participar dos eventos acadêmicos, esportivos, culturais ou tecnológicos do Senac podem concorrer a bolsas de estudos de extensão universitária.

Nessa bolsa o aluno tem direito ao desconto de 20% no valor da mensalidade do curso de graduação presencial ou a distância. O processo de seleção para essa bolsa inicia com a inscrição de acordo com o cronograma disposto no edital do programa. 

Em seguida, o estudante participa de entrevistas, testes e dinâmicas de grupo realizadas pelo responsável pelo programa. A divulgação do resultado é feita por e-mail ou pelo site do Senac.

Bolsa de Incentivo Acadêmico

A bolsa de Incentivo Acadêmico é concedida para estudantes ingressantes dos cursos de graduação a distância que estão com dificuldades financeiras. Nesse caso, o aluno tem um desconto que pode variar entre 20% a 50% no valor da mensalidade do curso no primeiro semestre letivo.

O estudante que deseja participar desse programa precisa fazer a inscrição no site do Senac e enviar os documentos que comprovem sua situação financeira para o e-mail da instituição indicado no edital. 

Após a análise, o percentual de desconto é estipulado de acordo com a pontuação do candidato, que, por sua vez, é estabelecida conforme os critérios de classificação dispostos no edital do programa. O aluno recebe a resposta final por meio do site oficial do Senac.

Bolsa de Iniciação Científica

A bolsa de Iniciação Científica é destinada para os estudantes de graduação presencial e a distância que pretendem investir seu tempo na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico dentro do Senac. 

Essa bolsa é concedida em parceria com o CNPq, por isso o aluno do curso presencial recebe uma ajuda financeira de R$ 400,00 por mês para custear o valor da mensalidade. Já o estudante da modalidade a distância recebe uma bolsa no valor da mensalidade do curso.

O processo de seleção para essa bolsa envolve a inscrição no período indicado no edital do programa. Na sequência, é realizada a análise da carta de intenção enviada pelo aluno na inscrição. 

No segundo momento, os estudantes selecionados devem participar de uma oficina de redação e metodologia científica. E o resultado final do processo é divulgado por e-mail ou pelo site do Senac.

Bolsa Monitoria

Essa bolsa é concedida aos estudantes da graduação presencial e a distância, que podem dedicar 16 horas semanais para realizar atividades de ensino-aprendizagem por meio da monitoria. Nesse caso, eles recebem 20% de desconto no valor da mensalidade do curso.

Para participar é necessário fazer a inscrição no período estipulado no edital do programa. Em seguida, os alunos são avaliados por meio da análise das notas do período letivo anterior e das respostas da entrevista com o professor responsável pela monitoria. Você pode conferir o resultado do processo no site do Senac.

Bolsa Contribuintes do Senac

Os proprietários, funcionários e dependentes das empresas que contribuem com o Senac também têm direito a bolsas de estudos. Nesse caso, para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária presenciais é concedido um desconto de 20%. 

Já para os cursos livres e técnicos presenciais são oferecidos descontos de 10% e 20%, respectivamente. Os cursos de graduação e pós-graduação EAD também têm bolsa de 30% no valor do curso. Para participar é necessário comprovar o vínculo com o Senac no momento da inscrição.

Bolsa Programa Senac de Gratuidade

Essa bolsa de estudos é destinada para os estudantes dos cursos livres e técnicos presenciais e a distância do Senac. Nesse caso, o aluno consegue realizar os cursos sem pagar nada.

Para concorrer às bolsas é necessário cumprir alguns requisitos, dentre eles ter renda per capita inferior a dois salários mínimos federais, não ser aluno do Senac, não estar concorrendo a outras bolsas nessa instituição, bem como não ter abandonado nos últimos dois anos um curso no Senac realizado por meio de bolsa de estudos.

O processo de seleção inclui a inscrição, a análise da documentação que comprove os requisitos de ingresso e a classificação dos candidatos de acordo com a disponibilidade de vagas. É possível verificar o resultado no próprio site do Senac.

Bolsa Prouni

As bolsas do Prouni não são exclusividade do Senac, mas os estudantes que pretendem ingressar nos cursos de graduação presenciais podem usar esse programa do Governo Federal. É importante lembrar que o Prouni é disponibilizado apenas duas vezes ao ano de acordo com o seu edital.

Nesse caso, o candidato precisa ter participado do Enem, bem como cumprir os requisitos de renda familiar e de escolaridade dispostos no programa. Assim, o estudante pode concorrer a bolsas de estudos de 50% e 100%.

Agora que você já conhece as principais bolsas de estudos no Senac, se pretende ingressar nessa instituição, não perca tempo! Veja os critérios para participar das bolsas e escolha aquela que mais se encaixa às suas necessidades. 

Ou ainda, compartilhe essa informação com seus amigos e parentes para que eles também possam aproveitar a oportunidade de estudar no Senac com descontos.

Gostou deste texto? Então, aproveite para conferir o nosso post Senac Cursos 2021 – Quais as opções mais promissoras?

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário