Bolsas de estudo ProUni 2021

Estudantes interessados em participar do ProUni 2021 podem se inscrever até sexta-feira. O programa oferece bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino superior.  

ProUni

O Programa Universidade Para Todos está com o processo de inscrição aberto. Os candidatos interessados em concorrer a bolsas de estudos em universidades privadas têm até o dia 15 de janeiro para se inscrever no ProUni 2021.

De modo geral, o estudante brasileiro possui três formas de acessar o ensino superior e o ProUni é a principal porta de entrada. Basicamente o programa concede aos estudantes inscritos e aprovados bolsas de 50% a 100%.

Quem pode participar do ProUni

Como mencionado anteriormente os candidatos podem conseguir descontos parciais ou integrais relativos ao valor total do curso, bem como nas respectivas mensalidades. No entanto, é necessário atender a diversos requisitos para isso.

Em relação às bolsas de 50% os estudantes devem comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o estudante deve se comprometer a pagar o valor restante do curso.

 

Bolsas com até 100% de desconto são oferecidas

A previsão de contemplação de bolsas para este ano é de aproximadamente 85 mil vagas em todo o país e nas mais diversas instituições de ensino.

Já as bolsas integrais, relativas a 100% de desconto, são aplicadas somente aos estudantes com renda mensal familiar bruta de um salário mínimo e meio por pessoa. A expectativa é que o recurso atenda cerca de 77 mil estudantes este ano.

Requisitos

Apesar da renda familiar ser fundamental para o processo de seleção dos estudantes diante da quantidade de vagas oferecidas pelo ProUni, esse não é o fator decisivo. Diversas outras exigências são feitas como:

  • É necessário ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • É importante ter atingido a média geral das provas objetivas sendo o desempenho igual ou superior a 450 pontos;
  • É fundamental não ter zerado a prova de redação;
  • É crucial ter concluído os estudos em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral na rede particular;
  • São aceitas pessoas com deficiência (PcD). 
  • São aceitos professores públicos do quadro efetivo de funcionários desde que se interessem por cursos de licenciatura;
  • Entre outras.

Vale ressaltar que todos esses requisitos serão avaliados e considerados para a concessão das bolsas parciais e integrais, bem como a veracidade de cada informação. Sendo assim, é importante se organizar e se planejar para o ProUni 2021.

Inscrição

Já foi mencionado neste artigo que o prazo de inscrição para o ProUni 2021 é até o dia 15 de janeiro. No entanto, para fazer a inscrição o estudante interessado deve entrar no site oficial do Programa Universidade Para Todos a fim de realizar o procedimento.

Assim que acessar o portal o estudante deve procurar e clicar na opção “Fazer a inscrição”. Em seguida, alguns dados pessoais serão solicitados como o CPF, número de inscrição e senha do Enem 2019.

Sendo assim, é super importante ter em mãos tais dados na hora de se inscrever para facilitar o processo. Além disso, o candidato deverá responder ao questionário socioeconômico e escolher até dois cursos de preferência.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

17 − dezesseis =