Bolsas remanescentes ProUni 2021

Candidatos podem conquistar bolsas no ProUni por meio das vagas remanescentes. Para saber como se inscrever no programa e conseguir uma oportunidade de estudos parcial ou integral continue acompanhando o artigo.

ProUni

O Programa Universidade para Todos tem como objetivo oferecer bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação ou sequenciais com formação específica nas instituições privadas de educação superior. 

Em operação desde 2004, o programa só é possível por conta do Governo Federal que promove a isenção de alguns tributos às universidades que adotam o Programa. 

Em relação às bolsas remanescentes, quando um candidato não consegue uma vaga por meio do processo seletivo regular que engloba as duas chamadas e a lista de espera, ainda é possível ter uma chance.

Bolsas remanescentes ProUni 2021

O Ministério da Educação, popularmente conhecido como MEC, lançou o edital do Prouni 2021 relativo ao primeiro semestre e algumas alterações foram feitas em relação ao processo de seleção das vagas remanescentes.

O edital do Prouni 2021 alterou as regras para o preenchimento das bolsas oferecidas para as vagas remanescentes.  

As vagas remanescentes se referem às bolsas de estudo que eventualmente não são concedidas aos outros candidatos no decorrer do processo seletivo regular do ProUni por uma série de motivos.

 

Saiba como se candidatar para as vagas remanescentes

Até 2020 as bolsas remanescentes eram concedidas aos candidatos interessados de acordo com a ordem de inscrição do ProUni. 

Contudo, o edital lançado em dezembro do último ano afirma que a partir de 2021 as bolsas remanescentes do Prouni serão oferecidas por ordem de classificação conforme as notas obtidas no Enem, consideradas a partir da edição de 2010.

A ação foi tomada a fim de promover mais transparência no preenchimento das vagas, bem como ajustar os critérios de acordo com as necessidades dos candidatos para que não haja desigualdades na concessão de bolsas remanescentes.

Além disso, é o próprio MEC que determina o prazo de concessão das bolsas remanescentes de acordo com Portaria específica, bem como aquelas oferecidas aos estudantes já matriculados nas instituições de ensino e se enquadram nos critérios socioeconômicos do ProUni.

Documentação ProUni

Outro fator essencial para obter as bolsas remanescentes é a documentação exigida. Para conquistar as vagas é fundamental apresentar alguns documentos e comprovantes obrigatórios, tais como são solicitados aos estudantes do processo regular. Entre os documentos estão:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (se for o caso);
  • Passaporte emitido no Brasil;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Comprovantes de residência.

É importante deixar claro que esses e diversos outros documentos podem ser solicitados pelo o coordenador do ProUni de acordo com a instituição de interesse se julgado necessário.

Desse modo, é super importante se atentar para a documentação básica exigida, bem como estar munido de possíveis documentos caso eles sejam exigidos. Isso facilita o processo de seleção e adianta uma série de etapas burocráticas e, consequentemente, a conquista da vaga desejada.

Inscrição

Para se candidatar para as bolsas remanescentes ProUni 2021 basta acessar o site oficial do ProUni, procurar pela opção de inscrição em bolsas remanescentes e seguir o passo a passo indicado diretamente no portal.

Atenção! É importante acompanhar o cronograma para não perder o prazo para as inscrições de bolsas remanescentes ProUni 2021.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário