Conheça o calendário para pagamento do IPVA 2021

Donos de veículos automotores devem ficar atentos em relação ao prazo para pagamento do IPVA 2021. Os órgãos responsáveis pelo tributo já disponibilizaram o calendário do serviço. Para consultar as datas basta acompanhar este artigo.

IPVA

O pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório em todo o território nacional. No entanto, cada estado é responsável por aplicar o tributo, bem como realizar o recolhimento do mesmo.

O orçamento arrecadado com a aplicação do IPVA é utilizado para custear os gastos públicos com segurança, saúde, educação e transporte. Sendo assim, é fundamental a contribuição dos donos de veículos para com o imposto.

Calendário IPVA 2021

A cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores ocorre de forma anual logo no início do ano. Contudo, para que o processo seja realizado de forma organizada e estruturada ocorre uma divisão entre os automóveis.

Essa divisão é determinada pelo dígito final que compõe a placa de carros, motos, ônibus e caminhões, bem como define o período para o vencimento do serviço.

Conheça o calendário IPVA 2021 São Paulo:

  • Placa final 1: 7 de janeiro;
  • Placa final 2: 8 de janeiro;
  • Placa final 3: 11 de janeiro;
  • Placa final 4: 12 de janeiro;
  • Placa final 5: 13 de janeiro;
  • Placa final 6: 14 de janeiro;
  • Placa final 7: 15 de janeiro;
  • Placa final 8: 18 de janeiro;
  • Placa final 9: 19 de janeiro;
  • Placa final 0: 20 de janeiro.

Vale reforçar que esses são os prazos determinados para os pagamentos à vista. Os proprietários de veículos automotivos que optarem pelo parcelamento do pagamento poderão garantir a quitação do débito em até três vezes.

Como pagar o IPVA 2021

Os moradores do estado de São Paulo que são proprietários de veículos automotores podem realizar o pagamento do IPVA diretamente nas agências bancárias credenciadas pelo Detran.

Na instituição financeira basta informar o código Renavam do automóvel e pagar a guia diretamente no guichê do caixa. Outra opção é realizar o serviço nos guichês de autoatendimento, pela internet ou agendar o serviços em canais de atendimento online com débito automático.

Taxa é obrigatória em todos os estados

Vale ressaltar que o Departamento Nacional de Trânsito de São Paulo é responsável pela fiscalização e cumprimento da legislação de trânsito, bem como determinado pela União.

Foi mencionado anteriormente que o proprietário do automóvel pode escolher entre realizar o pagamento à vista ou de forma parcelada. No entanto, é importante ressaltar que a quitação do débito em cota única garante desconto no valor total.

Já o dono do veículo que preferir o parcelamento deve se atentar mensalmente ao prazo de vencimento a fim de evitar possíveis juros e multas em caso de atraso ou esquecimento.

Além do IPVA, outros serviços essenciais para a circulação segura e adequada dos veículos no estado de São Paulo devem ser providenciados ainda no começo de 2021, como licenciamento, renovação da Carteira Nacional de Habilitação e pagamento de multas e outras taxas. 

Para saber mais sobre esses e outros procedimentos basta entrar no site oficial do Detran SP e se informar diretamente nos canais de comunicação do órgão.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

três × um =