Carnaval é feriado? Como será em 2021? Entenda o que acontecerá com o Carnaval neste ano

Espírito Santo decide não colocar o feriado de carnaval no calendário oficial de 2021. Decisão foi tomada com base no impacto da Covid-19 e, por isso, festas públicas e privadas estão proibidas no estado.

Carnaval 2021

O estado do Espírito Santo decretou que os dias tradicionalmente concedidos à celebração do carnaval não farão parte do calendário oficial de 2021.

De acordo com a Secretária de Saúde do estado, as festas públicas e privadas para comemorar a folia estão proibidas. A decisão foi tomada a fim de evitar a contaminação de pessoas pelo novo coronavírus.

A recomendação para que as festas não ocorram têm como base a aglomeração proporcionada pelo evento em ruas, bares, clubes, boates e residências.

Ponto facultativo

Geralmente a época de carnaval no ES é definida como ponto facultativo, mas a decisão ainda não foi confirmada para 2021.

Contudo, os servidores federais receberão folga nos dias 15 e 17 de fevereiro a partir das 14h de acordo com a decisão divulgada pela União no Diário Oficial.

Carnaval não entra no calendário oficial de 2021 no ES

Em casos de empresas privadas a decisão sobre o ponto facultativo fica à critério dos administradores, mas cada setor recebeu uma orientação. Acompanhe:

  • Comércio: a Fecomércio orienta que os estabelecimentos funcionem normalmente já que a data não é considerada feriado;
  • Supermercados:  a Acaps seguirá as orientações relativas à ponto facultativo divulgadas pelo governo do estado;
  • Bares e restaurantes: o sindicato do setor recomenda que os estabelecimentos operem normalmente;
  • Hotéis e pousadas: a recomendação é que a reserva de diárias seja mantida, mas com possibilidade de redução;
  • Indústria: a recomendação é que cada setor acompanhe as decisões de suas respectivas áreas;
  • Construção civil: os trabalhadores da área podem contar com a compensação de horas;
  • Educação: as escolas não funcionarão nos dias 15 e 16 e no dia 17 o expediente começará a partir das 12h.

Em relação ao próprio governo do estado, a decisão é de que haverá ponto facultativo nos dias 15 e 16. No dia 17 o expediente começará após às 14h.

A decisão vale tanto para os setores administrativos que atuam diretamente e indiretamente com o governo.

Em relação aos municípios e suas respectivas prefeituras, a maioria decidiu seguir a recomendação do governo do estado e não concederá ponto facultativo.

No caso da capital Vitória o expediente também será normal entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Coronavírus

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Painel Covid-19, elaborado pelo governo do estado, o número de casos confirmados pela contaminação do vírus foi de 283.996. Em relação às mortes, o número confirmado até sexta-feira foi mais de 5.600.

As regiões mais afetadas pelo novo coronavírus são Vitória, Vila Velha, Serra, Linhares, Colatina, entre outras. Também é importante dizer que pacientes residentes de outros estados, mas que foram confirmados no ES também são contabilizados.

A ocupação de leitos de UTI no estado capixaba é de aproximadamente 80% de acordo com os dados divulgados ontem pela mesma plataforma.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

12 + 19 =