CNH 2021: Entrega não será mais feita pelo Detran nem pelo Poupatempo. Entenda!

Para diminuir o número de pessoas dentro das unidades do DETRAN e Poupatempo em tempos de pandemia, as entregas de CNH não serão mais feitas nestes locais, mas sim pelo serviço dos Correios. Todos os pedidos de emissão e renovação devem ser realizados apenas com a entrega na residência do solicitante.

A carteira de habilitação será encaminhada pelos órgãos responsáveis da região, seja Detran ou Poupatempo, ao endereço mais recente constado no cadastro do Detran.

Para quem precisa do documento e não quer esperar o tempo de entrega, é possível fazer o download da CNH digital no site do DETRAN ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A CNH digital apenas é disponibilizada ao motorista após a realização do exame médico obrigatório no processo de habilitação.

No mesmo dia do exame já é possível baixar o documento digital, que possui a mesma validade do documento físico. O motorista pode apresentar a CNH no próprio dispositivo celular, ou se preferir, também pode imprimir o documento.

Outros serviços

As unidades do DETRAN e do Poupatempo seguem abertas ao público, no entanto, mas somente para a realização de procedimentos essenciais, quando não houver outra possibilidade de resolução, a não ser o comparecimento do motorista.

Emissão da primeira via do RG (registro geral), transferência ou mudança nas características físicas do veículo são alguns exemplos de serviços considerados essenciais.

Para estes procedimentos é necessário agendar uma data e horário específicos para o atendimento, que podem ser feitos através do site ou do aplicativo das instituições.

A previsão é que o número de frequentadores caia consideravelmente nas próximas semanas, com uma baixa de até 450 mil pessoas. Essa é mais uma medida adotada pelos órgãos responsáveis para tentar diminuir os avanços dos casos de contaminação pelo novo Corona vírus.

O Brasil está enfrentando uma segunda onda da doença com o agravante de novas variações do vírus, o que preocupa bastante os especialistas da saúde.

Como solicitar o envio da CNH?

Todas as solicitações podem ser feitas através do portal ou aplicativo do Poupatempo Digital ou do próprio Detran. Basta ter realizado o exame médico em um dos consultórios credenciados ao Detran, responsável pelo processo avaliativo de novos condutores. Após o exame, o motorista recebe as orientações para acessar a CNH digital e fazer o download do documento por e-mail.

É importante frisar que o documento digital possui a mesma validade do documento oficial físico, e deve ser apresentado em possíveis fiscalizações de trânsito. O motorista pode baixa-lo no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O Poupatempo e DETRAN também oferecem outros serviços virtuais, como consultas de IPVA, seguro DPVAT e licenciamento, o que facilita a resolução de procedimentos burocráticos em menor tempo e sem causar aglomeração nas unidades físicas destas instituições.

Pagamento das taxas

Todos os débitos junto ao DETRAN e Poupatempo podem ser pagos virtualmente, fortalecendo a ideia de distanciamento social. Nos sites oficiais ou através dos aplicativos, é possível emitir uma guia de pagamento para os custos de emissão e envio, e quita-la no mesmo instante. Para quem preferir, também é possível pagar através de internet banking da sua instituição financeira de preferência.

O pagamento pode ser feito até mesmo presencialmente, no entanto, para os que não têm tanta habilidade com a tecnologia. Todas as instituições bancárias aceitam o pagamento da guia de recolhimento, assim como caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Depois de confirmado o pagamento, é disponibilizado ao condutor o código de rastreamento da postagem, com o qual o motorista pode acompanhar o trajeto da CNH e a data prevista para entrega. Desta forma, ele pode se preparar para receber o documento e evitar que o pacote seja devolvido pelos Correios.

É responsabilidade do condutor manter seu cadastro junto ao DETRAN atualizado para evitar que documentos oficiais sejam extraviados. Confira o endereço de envio antes de solicitar o documento. É possível atualizar o cadastro virtualmente.

Renovação da CNH para 2021

Todos os motoristas com documento vencido devem procurar renovar suas CNHs no ano de 2021, uma vez que a renovação voltou a ser considerada obrigatória novamente em todo o Brasil. A exceção esteve vigente apenas durante o ano anterior, portanto quem permanecer com a CNH vencida, será multado e penalizado conforme as leis de trânsito.

 

Deixe seu comentário

três × 3 =