Conecte SUS: Saiba como Faze o Cadastro e tenha acesso aos serviços do SUS

Ministério da Saúde disponibiliza plataforma online para que os cidadãos de todo o Brasil possam utilizar diferentes serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Conheça o Conecte SUS e saiba como usar.

Conecte SUS

A plataforma digital do Sistema Único de Saúde que antes era conhecida como “Meu DigiSUS” passará a ser chamada de Conecte SUS.

A mudança foi determinada pelo Ministério da Saúde, órgão responsável pelo recurso tecnológico, em conjunto com outras alterações.

Basicamente o Conecte SUS viabiliza de forma digital uma série de serviços para cidadãos que utilizam o sistema público de saúde. 

Acesse o site ou baixe o app

Entre os recursos mais esperados pelo Conecte SUS estão a visualização de resultados de exames, o agendamento de consultas médicas e muitas informações sobre possíveis atendimentos e procedimentos que o Sistema Único de Saúde oferece.

Os cidadãos interessados em utilizar o Conecte SUS devem se cadastrar na plataforma de serviços online do Governo Federal, diretamente no portal oficial do Governo Federal.

Para criar a conta basta clicar em “Crie sua conta gov.br” e siga o passo a passo indicado no portal.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Conecte SUS basta acessar o site oficial do sistema clicando aqui.

Outra possibilidade é fazer o download do aplicativo Conecte SUS diretamente no celular Android ou iOS.

Plataforma

No site do Conecte SUS o usuário pode encontrar opções para consultar agendamentos e medicamentos fornecidos pelo SUS. Também é possível observar registros, consultas médicas, doações e informações relativas ao processo de transplante de órgãos.

Em relação a opção Calendário o usuário terá acesso a datas de vacinas, bem como o da faixa etária em que cada vacina deve ser aplicada. Ainda é possível saber quais doenças cada vacina evita e quais são as doses necessárias. 

No campo Serviços a plataforma oferece acesso aos postos de atendimento mais próximos  da sua casa, bem como farmácias, hospitais e unidades de saúde.

Para isso, é importante habilitar o recurso de localização do site ou do aplicativo. Outra possibilidade de consulta é clicar na opção “Ver no mapa”.

Coronavírus

Diante da pandemia mundial do novo coronavírus que assola o Brasil e o mundo desde o fim de 2019, o Conecte SUS poderá ser utilizado pelo Governo Federal durante o processo de imunização da população.

A plataforma servirá como um meio de identificação de pessoas a fim de facilitar os profissionais de saúde durante o procedimento.

Contudo, vale ressaltar que a utilização do Conecte SUS para o processo de vacinação contra a Covid-19 não é obrigatória. No dia da vacina basta apresentar um documento de identificação com foto ou apenas informar os dados solicitados.

Fica a ressalva de que as pessoas que não apresentarem nenhum documento de identificação na hora da imunização não serão impedidas de tomarem a vacina.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

doze + 16 =