Cronograma da Prova do ENEM 2021: Há uma confirmação? Quando e Como Será?

Os estudantes que querem garantir uma vaga de estudos em instituições públicas ou privadas devem se atentar ao cronograma da prova do ENEM 2021. O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre anualmente e garante o acesso ao ensino superior.

Prova do ENEM

A prova do ENEM é realizada em duas fases, ambas em domingos consecutivos. A primeira fase é composta por temáticas como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já a segunda fase conta com assuntos como Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Cronograma da prova do ENEM 2021

O cronograma da prova do ENEM 2021 é composto por uma série de etapas que são necessárias para a configuração do próprio exame, são elas:

  • Edital: documento divulgado com todas as informações sobre as inscrições, provas e resultados;
  • Isenção: período em que os candidatos com baixa renda podem solicitar isenção da taxa para realização da prova;
  • Inscrição e pagamento: os candidatos inscritos devem imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição;
  • Cartão de confirmação: o candidato terá acesso ao cartão de confirmação individual com informações importantes para o dia da prova;
  • Prova: dia oficial do exame;
  • Gabarito: divulgação das respostas da prova;
  • Resultado: divulgação oficial dos resultados.

Vale ressaltar que o Cartão de Confirmação dos candidatos inscritos no Enem Digital será disponibilizado no dia 15 de janeiro. 

Datas das provas do ENEM 2021

As provas relativas ao Enem 2020 que serão realizadas em 2021 ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro. No entanto, essas datas são específicas para a versão impressa. A prova digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

É importante lembrar que a prova impressa é aplicada com base no horário de Brasília, portanto, os horários são:

  • 12h – Abertura dos portões;
  • 13h – Fechamento dos portões;
  • 13h30 – Início das provas;
  • 19h – Término das provas do 1º dia;
  • 18h30 – Término das provas 2º dia.

Os candidatos devem ficar espertos para não perder a hora e, consequentemente, não deixar de realizar o exame.

Para conferir todos os detalhes a respeito da data, hora e o local de aplicação do exame o candidato pode consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante

Ainda é possível verificar informações como o número de inscrição e o resultado do Enem que está previsto para ser divulgado no dia 29 de março.

Pandemia e ENEM

Não é novidade que a pandemia mundial do coronavírus é um fator a ser considerado para a aplicação dos exames presenciais.

No entanto, o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, orienta os candidatos a seguirem os protocolos estabelecidos.

Entre os protocolos de saneamento para o enfrentamento da Covid-19 durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão a utilização de máscaras, higienização das mãos e material utilizado.

 

As provas serão impressas e digitais

O distanciamento social será aplicado pela organização da prova, bem como o monitoramento e aconselhamento aos candidatos no dia do exame.

Outro fator importante a ser mencionado é que os candidatos inscritos no ENEM 2021 que porventura forem diagnosticados com doenças infectocontagiosas antes e na data da aplicação do exame, poderão realizar a prova posteriormente, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

quinze − 13 =