Detran DF: ATPV-e já está disponível no site do Detran. Veja como vai funcionar
Detran do Distrito Federal anuncia que a partir da próxima semana a emissão da Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo poderá ser feita diretamente no site da entidade.
ATPV-e
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal revelou que a emissão da Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo estará disponível na página oficial do órgão na internet e pelo aplicativo do celular.
A partir da próxima semana quem tiver interesse em emitir a ATPV-e poderá acessar o Portal de Serviços no site do Detran DF ou pelo app e realizar o procedimento de forma gratuita e virtual.

Mas, atenção, pois a emissão desse documento deve ser realizada somente quando o proprietário quiser vender o veículo. Para isso, ele deverá informar os dados do comprador a fim de que o órgão de trânsito providencie a ATPV-e.
Feito isso, basta encaminhar a autorização para que o cartório faça o reconhecimento de firma e, posteriormente, ao Detran para garantir a efetivação da transferência de propriedade.
Unificação de informações
Além da implementação da Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo, outras mudanças significativas foram realizadas nos procedimentos referentes às legislações e determinações de trânsito.
O Departamento Nacional de Trânsito, mais conhecido como Denatran, resolveu unificar algumas informações como o licenciamento anual e de propriedade dos veículos.
A implementação desse processo determina o fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso em papel-moeda.
O novo modelo passou a ser aplicado a partir do dia 4 de janeiro e a mudança é válida para todo o Brasil. Agora o documento que reúne todas as informações é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e).
Vale ressaltar que os veículos registrados antes da nova implementação ainda devem utilizar o CRV caso seja necessária a transferência de propriedade. Além disso, ainda é necessário realizar o preenchimento do documento, bem como os processos tradicionais até então.
Contudo, nenhum órgão de trânsito do país poderá realizar novas impressões de documentos já que o ARPV-e está em vigor.
Outro detalhe importante de ressaltar é que a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo deve ser utilizada apenas por pessoas físicas. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal já está providenciando um sistema específico para pessoas jurídicas.
Contatos
Em caso de dúvidas sobre esses e outros procedimentos realizados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, os cidadãos e proprietários de veículos podem utilizar os veículos de comunicação oficiais do órgão para sanar tais informações.
A Central de Atendimento dirigida ao cidadão pode ser contatada pelo telefone 154, para quem está no DF no telefone (61) 3120-9800 para quem está fora da região. Além disso, o Call Center opera 24 horas por dia com atendimento eletrônico entre às 7h e 19h nos dias úteis.
Também é possível consultar serviços específicos como consulta de débitos, pendências, agendamentos, vistorias e outros procedimentos diretamente no Portal de Serviços do Detran do Distrito Federal.
Deixe seu comentário