Detran DF: ATPV-e já está disponível no site do Detran. Veja como vai funcionar

Detran do Distrito Federal anuncia que a partir da próxima semana a emissão da Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo poderá ser feita diretamente no site da entidade.

ATPV-e

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal revelou que a emissão da Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo estará disponível na página oficial do órgão na internet e pelo aplicativo do celular.

A partir da próxima semana quem tiver interesse em emitir a ATPV-e poderá acessar o Portal de Serviços no site do Detran DF ou pelo app e realizar o procedimento de forma gratuita e virtual. 

Detran DF define novas regras para transferência de veículo

Mas, atenção, pois a emissão desse documento deve ser realizada somente quando o proprietário quiser vender o veículo. Para isso, ele deverá informar os dados do comprador a fim de que o órgão de trânsito providencie a ATPV-e.

Feito isso, basta encaminhar a autorização para que o cartório faça o reconhecimento de firma e, posteriormente, ao Detran para garantir a efetivação da transferência de propriedade.

Unificação de informações

Além da implementação da Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo, outras mudanças significativas foram realizadas nos procedimentos referentes às legislações e determinações de trânsito.

O Departamento Nacional de Trânsito, mais conhecido como Denatran, resolveu unificar algumas informações como o licenciamento anual e de propriedade dos veículos. 

A implementação desse processo determina o fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso em papel-moeda.

O novo modelo passou a ser aplicado a partir do dia 4 de janeiro e a mudança é válida para todo o Brasil. Agora o documento que reúne todas as informações é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e).

Vale ressaltar que os veículos registrados antes da nova implementação ainda devem utilizar o CRV caso seja necessária a transferência de propriedade. Além disso, ainda é necessário realizar o preenchimento do documento, bem como os processos tradicionais até então.

Contudo, nenhum órgão de trânsito do país poderá realizar novas impressões de documentos já que o ARPV-e está em vigor.

Outro detalhe importante de ressaltar é que a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo deve ser utilizada apenas por pessoas físicas. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal já está providenciando um sistema específico para pessoas jurídicas.

Contatos

Em caso de dúvidas sobre esses e outros procedimentos realizados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, os cidadãos e proprietários de veículos podem utilizar os veículos de comunicação oficiais do órgão para sanar tais informações.

A Central de Atendimento dirigida ao cidadão pode ser contatada pelo telefone 154, para quem está no DF no telefone (61) 3120-9800 para quem está fora da região. Além disso, o Call Center opera 24 horas por dia com atendimento eletrônico entre às 7h e 19h nos dias úteis.

Também é possível consultar serviços específicos como consulta de débitos, pendências, agendamentos, vistorias e outros procedimentos diretamente no Portal de Serviços do Detran do Distrito Federal.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

2 × dois =